Nova ciclovia urbana é mais uma desculpa para circular de bicicleta em Faro

Obra vai custar 160 mil euros e começa na segunda-feira

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Vai percorrer a Avenida Calouste Gulbenkian, entre as rotundas do Teatro das Figuras e dos Bombeiros, vulgo do Hospital, e dar mais uma desculpa aos farenses (e não só) para deixar o carro em casa e se fazer à estrada de bicicleta.

A Câmara de Faro consignou ontem, terça-feira, a obra de uma nova ciclovia urbana, uma infraestrutura que permitirá aos ciclistas circular num dos principais e mais movimentados eixos da cidade com toda a segurança.

A nova ciclovia, que custará cerca de 160 mil euros, vai começar a ser construída na próxima segunda-feira pela empresa José de Sousa Barra & Filhos.

«Esta não é uma obra que será feita totalmente de raiz. A parte da via que será reservada à ciclovia será decapada e colocado novo piso, de modo a que estejam garantidas todas as condições de segurança dos ciclistas», explicou ao Sul Informação Sophie Matias, vereadora do urbanismo da Câmara de Faro.

Antes, durante a cerimónia oficial de consignação da obra, António Palma, arquiteto da Câmara de Faro, já havia explicado os pormenores técnicos da obra.

«As dimensões da Avenida Calouste Gulbenkian permitem a introdução de uma ciclovia de 1,5 metros de largura, em cada um dos lados, sem prejuízo das outras faixas rodoviárias, uma vez que continua garantida a largura mínima de 3,5 metros por faixa, mais do que suficiente para a circulação sem constrangimentos de qualquer tipo de veículo, em ambiente urbano», ilustrou o técnico camarário.

 

António Palma e Sophie Matias – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

Na obra propriamente dita, será feita «a decapagem de uma faixa com 2,2 metros, junto aos passeios, e uma reposição com novo pavimento, de modo a que se possa pintar e marcar a ciclovia num pavimento como deve ser e com contraste».

Por outro lado, como a introdução da ciclovia obrigará a deslocar o eixo da via, as marcas agora existentes na estrada serão, igualmente, decapadas, e novamente pintadas, nos locais certos.

A obra também levará a uma reorganização profunda da zona circundante da rotunda do Teatro Municipal e do Estabelecimento Prisional, de modo a que a circulação de bicicleta se faça pelo exterior da rotunda, evitando que as bicicletas tenham de circular junto dos carros.

O desenho da nova rotunda foi pensado de modo a orientar os ciclistas para a zona ribeirinha. Na futura ponte sobre a linha férrea, que permitirá desativar a passagem de nível junto do Teatro das Figuras, a componente pedonal e ciclável «será acautelada», assegurou António Palma.

Sophie Matias acrescentou, por seu lado, que, «numa fase posterior, haverá uma separação física, com uns emborrachados, que serão instalados no final da obra».

 

Sophie Matias – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

A ciclovia, cuja construção foi ontem consignada, «ligará depois ao complexo desportivo, de onde parte uma outra ciclovia, que termina no Porto Comercial. Nós também queremos reavivar essa infraestrutura».

Paralelamente, está em execução a empreitada da ciclovia entre a Praia de Faro e o Aeroporto, que integrará a Ecovia do Algarve, infraestrutura que faz parte da EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica, «uma rota europeia que liga a Noruega a Portugal e que é muito importante»

«Logo que a obra desta ecovia terminar, teremos de sinalizá-la com a marcas europeias da EuroVelo», ilustrou Sophie Matias.

Segundo a vereadora da Câmara de Faro, a capital algarvia já começa a ter uma rede de ciclovias «com alguma dimensão. Só para dar um número, fizemos algumas contas e percebemos que entre as ciclovias já existentes, as que estão em execução e a que estão projetadas, teremos cerca de 30 quilómetros destas vias».

As ciclovias já existentes estendem-se por mais de 10 quilómetros, estando, entretanto, em curso obras de construção de 4,1 quilómetros. «Também temos projetados cerca de 15 quilómetros» de novas vias.

«Ou seja, muito em breve teremos aqui uma boa infraestrutura, para que possamos todos usar mais a bicicleta e em segurança. Penso que ainda há um grande caminho a percorrer, mas estamos a fazê-lo e estamos muito entusiasmados com isso», rematou Sophie Matias.

 

 

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