Marcelo voltou à escola para inaugurar renovada EB1 nº5 de Olhão

«Esta é uma obra municipal e um investimento muito importante», disse o Presidente da República

À chegada, teve direito a um coro de aplausos. Depois, já dentro da EB1 nº5 de Olhão, Marcelo Rebelo de Sousa quis conhecer todos os cantos e recantos da renovada escola que sofreu obras de remodelação de 2 milhões de euros. E, no final, até uma aluna conheceu. 

A inauguração das obras numa escola foi a maneira do Presidente da República fechar a semana em que começou, oficialmente, um ano letivo atípico, em tempos de Covid-19.

«Sabemos o que é o começo de um ano letivo. E é sempre diferente todos os anos. Emocionante. Este ano, mais emocionante ainda. Esta é uma obra municipal e um investimento muito importante», disse Marcelo Rebelo de Sousa, já depois da placa descerrada.

O Presidente da República falou mesmo em «orgulho» por ver que a educação é «uma prioridade autárquica».

Ao seu lado, António Pina, presidente da Câmara de Olhão, fez questão de agradecer a presença do Chefe de Estado, o «que reforça o orgulho de todos os olhanenses».

 

 

«Este é um grande investimento do concelho e a sua concretização representou quase 2 milhões de euros. A educação continua para nós a ser uma paixão e nós estamos a concretizá-la, dando excelentes condições a todos», considerou.

A velhinha EB1 nº5 de Olhão fez parte do Plano dos Centenários, de construção de escolas, promovido durante o Estado Novo, e estava a precisar de obras.

No âmbito desta intervenção foram remodeladas «as seis salas de aula existentes, nos edifícios originais», tal como já tinha explicado António Pina, presidente da Câmara de Olhão, ao Sul Informação, no dia em que as obras começaram, em 2018.

Num outro edifício, onde antes funcionavam as salas de multi-deficiência, também foram construídas mais três salas de aula. Além disto, foi criado um novo bloco, com melhores condições para as crianças com deficiência, um refeitório, uma sala polivalente e uma biblioteca.

Tudo espaços que o Presidente Marcelo quis conhecer, acompanhado também de Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

O governante, que horas antes tinha participado na reunião do gabinete de crise devido à pandemia com António Costa, disse que estar nesta inauguração foi «retemperador», uma vez que pôde «ver o trabalho que os municípios fazem».

 

 

«Esta é uma escola de referência para as necessidades educativas específicas. Sabemos que esta escola e este agrupamento têm condições especiais e estamos aqui também no final de uma semana em que começou um ano letivo atípico», acrescentou.

Tiago Brandão Rodrigues apelidou mesmo de «grande empreitada nacional» o regresso à «escola presencial».

«Não há nada que substitua o ensino presencial. Sabemos que temos regras – elas são conhecidas e são cumulativas – e sabemos que o cumprimento das regras depende de nós. Se o fizermos, diminuímos o risco», acrescentou.

Fazendo um balanço desta primeira semana, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a «resposta foi muito positiva, por parte de todos os portugueses».

«Foi uma semana que era uma incógnita para todos. Não há portugueses que não tenham uma ligação direta ou indireta às escolas e queria agradecer aos pais e aos jovens», disse.

 

 

Mal sabia ainda o Chefe de Estado que, quando saísse da escola, um grupo de alunos e encarregados de educação estava à porta à sua espera. Marcelo parou, falou com quem o aguardava e até conheceu uma criança, aluna da EB1 nº5 de Olhão.

De uma mãe também ouviu um pedido: «espero que se recandidate a Presidente da República porque você ouve o povo». Marcelo, que tanto segredo tem mantido, também ouviu, mas apenas repetiu, por duas vezes, «vou pensar nisso».

Mas o próprio António Pina, presidente da Câmara de Olhão, fez votos de que Marcelo regresse àquela escola, inaugurada em tempos de pandemia. «E que traga esta chuva que tanta falta nos faz».

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub