Marcelo: «A água é talvez o problema mais importante do Algarve»

Declarações do Presidente surgem numa semana em que foi apresentado o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve

O Presidente da República disse, esta sexta-feira, 18 de Setembro, que o problema da água é «talvez o mais importante do Algarve». 

Marcelo Rebelo de Sousa esteve hoje em Olhão, onde inaugurou as obras de remodelação da Escola EB1 nº5, seguindo depois para mais um jantar com autarcas, desta vez no Vila Monte Farmhouse, em Moncarapacho.

Aos jornalistas, o Chefe de Estado falou sobre o «combate à pandemia» e o «revitalizar a sociedade e a economia do Algarve», elencando o «problema da saúde, da ferrovia, de infraestruturas e o da água». Este último, defendeu, «talvez o mais importante».

As declarações de Marcelo surgem numa semana em que foi apresentado o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, com a presença, na passada segunda-feira, de Matos Fernandes, ministro do Ambiente, e Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura.

 

António Pina, presidente da Câmara de Olhão e da AMAL, e Marcelo Rebelo de Sousa

 

A construção de uma barragem na ribeira da Foupana, a dessanilização, uma rede para reaproveitamento de águas residuais e a ligação do Guadiana à Barragem de Odeleite, a partir do Pomarão, são as grandes infraestruturas que podem vir a ser construídas, no âmbito deste plano.

O documento apresentou ainda 53 medidas de curto e médio prazo que vão permitir à região poupar muita água.

Os projetos, com um valor global de 228 milhões de euros, vão desde a melhoria das redes de abastecimento público e de rega até campanhas de sensibilização, e resultarão numa poupança estimada de 33 hectómetros cúbicos (hm3), ou 33 milhões de metros cúbicos,  por ano, volume de água que representa mais de um quarto da capacidade total da barragem de Odeleite, uma das duas maiores da região.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 




Comentários

pub