«Mais provável» é que contágio inicial dos jovens belgas não tenha acontecido no Algarve

Autoridades de saúde da Bélgica ainda não comunicaram nada às suas congéneres em Portugal

«O contágio poderá ter acontecido ou não em Portugal, sendo até mais provável que o caso índice seja um dos jovens do grupo, como aliás autoridades belgas já o reconheceram», disse ao Sul Informação a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em resposta a uma questão sobre o caso dos 67 jovens belgas infetados com Covid-19 após férias na região algarvia.

A ARS acrescenta que, «nestas viagens organizadas, as pessoas viajam em conjunto, no mesmo avião, no mesmo autocarro, estão na mesma residência, partilham refeições, muitas vezes partilham quartos».

Por outro lado, «os jovens desta faixa etária são muitos resistentes ao cumprimento das medidas de proteção, nomeadamente, o uso da máscara e do distanciamento físico».

Por isso, «sendo este um grupo que partilhou o mesmo espaço, o contágio nestas circunstâncias é mais facilitado», esclarece ainda a Autoridade de Saúde algarvia na sua resposta às questões colocadas pelo Sul Informação.

A ARS garante que, «até ao momento, ainda não chegou nenhuma comunicação oficial das autoridades de saúde belgas às autoridades de saúde do Algarve sobre esta situação».

«Quando tivermos a informação das autoridades de saúde belgas, com a identificação dos jovens, será feita uma investigação retrospetiva para avaliar e identificar eventuais contactos que eles possam ter tido nos locais onde estiveram», explica ainda a ARS Algarve.

De qualquer modo, a Autoridade de Saúde algarvia sublinha que «não temos registo de que, durante a sua estadia, [os jovens] tenham recorrido aos nossos serviços de saúde».

Hoje, o governador da província da Flandres Ocidental anunciou que pelo menos 67 jovens belgas, entre os 18 e os 20 anos, estão infetados com Covid-19 após terem regressado de férias em Albufeira no início do mês, estando a cumprir isolamento domiciliário na Bélgica.

Carl Decaluwé acrescentou que as férias decorreram entre os dias 2 e 12 de Setembro.

Cerca de metade destes 67 jovens infetados – que têm entre 18 e 20 anos e estão em isolamento domiciliário – participaram numa estadia organizada pelo operador turístico belga Summer Bash, especializado em viagens para jovens de 16-24 anos, enquanto os restantes alugaram uma casa privada para as férias.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub