Lamas resultantes das ETAR algarvias são tratadas em Messines com «tecnologia única em Portugal»

Investimento de mais de 2 milhões de euros

Nova ETAR de Faro/Olhão – Foto: Pablo Sabater | Sul Informação – arquivo

O EcoParque Algarve, a nova unidade de tratamento de orgânicos, situada em São Bartolomeu de Messines, permite tratar 75 mil toneladas de lamas resultantes do tratamento de efluentes nas ETAR algarvias, e servirá, a partir de agora, o mercado do Algarve.

Dispondo de «uma tecnologia única em Portugal que permite manter as lamas em aerobiose (diminuindo o mau cheiro)», a BioSmart, ma empresa do Grupo NOV Ambiente & Energia, investiu mais de 2 milhões de euros neste projeto, que classifica como «sustentável», uma vez que também aposta na «produção de energia fotovoltaica para autoconsumo, sendo um exemplo de economia circular».

Ou seja, salienta a empresa, «tudo o que entra como resíduo sai como produto valorizado».

A unidade de tratamento de orgânicos em São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, foi apresentada a 26 de Agosto, pela BioSmart.

Num evento que juntou, com as devidas condições de segurança, várias dezenas de pessoas, destacam-se as presenças das presidente da Câmara Municipal de Silves e da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e de diversos elementos da Assembleia Municipal de Silves, bem como do Conselho de Administração da empresa Águas do Algarve, além dos Conselhos de Administração do Grupo NOV e do Grupo NOV Ambiente & Energia.

 

Sessão de apresentação do projeto, em Messines

 

A unidade de Messines tem capacidade para o tratamento de 25 mil toneladas por ano, à qual acresce a capacidade instalada de armazenamento de 50 mil toneladas/ano.

As lamas a tratar nesta nova unidade são as que resultam do processo das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que são operadas pela empresa Águas do Algarve.

Segundo a empresa BioSmart, estes investimentos têm ainda «importância social, económica e ambiental».

Esta unidade servirá o mercado do Algarve, que produz cerca de 50 mil toneladas de lamas por ano, mantendo as condições de cumprimento contratual que resultam de a BioSmart ter ganho o concurso público para o www.gruponov.com, de tratamento de lamas da Águas do Algarve, em Fevereiro deste ano.

Até ao momento, as lamas eram encaminhadas e tratadas em outras unidades licenciadas da BioSmart.

Atualmente, a BioSmart e as suas empresas participadas possuem mais três unidades de tratamento de lamas na Figueira da Foz (Bioenergias), Beja e Ansião, num investimento total que já ultrapassa os 5 milhões de euros.

O Grupo NOV Ambiente e Energia, com sede em Leiria, é um universo empresarial com atividade na área do Ambiente e da Energia, que integra diversas empresas, entre as quais a BioSmart, a Bioenergias, a Treciver e a Eneólica.

Energias renováveis, construção e manutenção de infraestruturas de gestão ambiental, gestão e exploração de aterros sanitários (RSU, RIB e inertes), compostagem, valorização de orgânicos, valorização de subprodutos, a gestão e exploração de sistemas de tratamento de águas residuais, de abastecimento de água potável e reciclagem, engenharia e serviços eletromecânicos, manutenção e equipamentos para os setores ambiental e agroindustriais, consultoria e assessoria ambiental, estudos de eficiência energética, são as áreas onde o Grupo detém larga experiência, de Norte a Sul de Portugal.

 



Comentários

pub