Lagos adere à Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas

Esta decisão foi tomada na última reunião de Câmara

Lagos vai aderir à associação adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, como forma «de dar mais um passo na luta contra este grande flagelo». 

Esta decisão foi tomada na última reunião de Câmara que teve lugar no passado dia 2 de Setembro, tendo sido deliberada esta adesão através do pagamento de uma quota anual de 1000 euros.

Criada em 2016 na sequência do projeto ClimAdaPT.Local, a adapt.local é formada por uma parceria liderada por municípios, mas que envolve também instituições de ensino superior, centros de investigação, organizações não-governamentais e empresas.

Entre os seus objetivos estão o desenvolvimento e implementação de soluções e de opções de adaptação às alterações climáticas, contribuir para a capacitação dos municípios portugueses nesta área e promover a incorporação de medidas de adaptação a este problema nas políticas, instrumentos de planeamento e intervenções locais.

«Dada a geografia do seu território litoral, as alterações climáticas são um fator de preocupação acrescida em Lagos e no Algarve», diz a autarquia.

«Por esse motivo, esta problemática tem sido prioritária nas estratégias do município, nomeadamente através da elaboração do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC-L), aprovado em Janeiro de 2019, que permite avaliar e reduzir as vulnerabilidades climáticas do território lacobrigense e promover medidas de adaptação», conclui.

 




 

Comentários

pub