Jovem banhista salva na praia de S. Rafael depois de arrastada pela corrente de Levante

Os nadadores-salvadores já tinham feito várias advertências a outros banhistas

Uma banhista de 27 anos, de nacionalidade portuguesa, foi esta quarta-feira, cerca das 12 horas, arrastada pela corrente, na praia de S. Rafael, em Albufeira, mas acabou por ser salva pelos nadadores-salvadores profissionais da AquaForm, em serviço nessa zona balnear.

A banhista, segundo contou uma testemunha ao Sul Informação, ao ser arrastada, saiu «da zona onde tinha pé, ficando em dificuldades, não estando a conseguir regressar».

Enquanto o namorado da vítima pedia ajuda, um dos nadadores-salvadores, Duarte Maximino, chegou rapidamente junto da jovem, tranquilizando-a e rebocando-a com boia torpedo para uma zona segura.

Além do susto, não foi necessário mais nenhum apoio, nem houve intervenção da emergência médica.

A bandeira estava amarela, o que permite entrar na água, mas não nadar, e os nadadores-salvadores, que estavam todos junto à linha de água, já tinham feito diversas advertências a vários banhistas, atendendo à corrente de Levante (sueste).

Os elementos da Proteção Civil Municipal de Albufeira, em ação de sensibilização, nesse momento, na praia de S. Rafael, assistiram ao salvamento.

Por coincidência, este foi o mesmo nadador-salvador que tinha feito um salvamento, dias antes, na Praia Grande de Armação de Pêra.

A AquaForm (entidade reconhecida pelo ISN para a prestação de serviços de assistência balnear) reforça o aconselhamento aos banhistas, para frequentarem praias vigiadas, seguirem as regras das bandeiras e as indicações do NS, não correndo riscos desnecessários.

 

 



Comentários

pub