Homem sem carta detido e 90 quilos de alfarroba apreendidos em Loulé

A apreensão deu-se na sequência de uma operação stop

90 quilos de alfarroba foram apreendidos esta quinta-feira, 3 de Setembro, em Loulé. A GNR também deteve um homem que, sem carta, conduzia um carro…que não tinha a inspeção feita.

A apreensão deu-se na sequência de uma operação stop.

Os militares da Guarda começam por detetar «um veículo ligeiro com diversos sacos de alfarroba no seu interior», sendo que o condutor «não conseguiu justificar a proveniência da alfarroba que transportava».

Além disso, o homem que conduzia o carro não tinha carta, tendo sido detido e o carro apreendido.

«Foram ainda elaborados três autos de contraordenação por excesso de lotação, falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e falta de inspeção periódica», conta a GNR.

Ainda no decorrer da fiscalização, aproximou-se do local um outro homem que vinha a pé e transportava dois sacos de alfarroba.

Questionado pelos militares, admitiu que tinha apanhado a alfarroba «num terreno perto daquele local, sem autorização do proprietário».

Os suspeitos foram identificados e constituídos arguidos. Já as alfarrobas, com um peso total de 90 quilos e avaliadas em 70 euros, foram apreendidas e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé.

No âmbito da operação “Campo Seguro 2020”, a GNR está, desde o dia 1 de Junho, a levar a cabo ações de sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto nas propriedades agrícolas.

Nesta altura do ano, o foco dos furtos agrícolas na região do Algarve é «direcionado para a alfarroba pelo valor comercial que representa e também pela facilidade na apanha e na sua venda».

Por isso mesmo, a GNR intensificou o policiamento «com o intuito de dissuadir e reprimir a prática deste tipo de furto», tendo já sido apanhada perto de uma dezena de pessoas em toda a região.

A situação dos furtos em propriedades agrícolas é tão grave no Algarve que já motivou uma reunião entre a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, representantes das forças de segurança, da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, associações representativas dos produtores agrícolas, mas também Autoridade Tributária e Aduaneira.

Várias medidas, algumas delas inovadoras, foram decididas, como o Sul Informação deu conta aqui.

 

 



Comentários

pub