Governo investe 1,7 milhões para avaliar vulnerabilidade às alterações climáticas

Projeto agrega conhecimento de diversas instituições

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

O Governo vai investir 1,7 milhões de euros para avaliar a vulnerabilidade do território português às alterações climáticas. 

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, presidiu esta segunda-feira, 7 de Setembro, às 15h00, à sessão de assinatura do contrato do projeto “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100 – Avaliação da vulnerabilidade do território Português às alterações climáticas no século XXI” (RNA 2100).

A sessão teve lugar no Auditório da Direção-Geral do Território (DGT), em Lisboa, e contou também com a presença do secretário de Estado do Planeamento José Gomes Mendes.

O RNA 2100, com um financiamento total de 1,7 milhões de euros (400 mil euros atribuídos pelo mecanismo financeiro EEA Grants e 1,3 milhões de euros da Agência Portuguesa do Ambiente – APA), tem como objetivo prioritário apoiar e dar resposta a exercícios de política pública de adaptação às alterações climáticas nos vários níveis de intervenção territorial.

Através de um conjunto de projeções e estimativa de custos de adaptação às alterações climáticas para os setores económicos em 2100, o projeto agrega conhecimento de diversas instituições.

Estas vão avaliar, de forma ampla, o impacto, a vulnerabilidade e o risco das alterações climáticas no território nacional. Os resultados alcançados estabelecerão diretrizes para os contextos micro e macroeconómico.

O RNA 2100 envolve a participação da APA, enquanto promotora do projeto, do Banco de Portugal, da DGT, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e da Direção Norueguesa de Proteção Civil.

 



Comentários

pub