GNR de Loulé apreende camioneta com 460 quilos de alfarroba furtada

Homem foi constituído arguido

A GNR de Loulé apreendeu ontem, dia 10 de Setembro, mais 460 quilos de alfarroba e identificou um homem, de 54 anos, por furto de produtos agrícolas, naquele concelho.

O homem foi apanhado durante uma operação stop, quando circulava com um veículo ligeiro de mercadorias, que transportava «uma grande quantidade de alfarroba».

Questionado acerca da sua proveniência, o condutor disse que a tinha apanhado num terreno em Loulé, com autorização do proprietário. Só que as autoridades apuraram que isso não era verdade, «uma vez que o proprietário do terreno referiu que o suspeito teve autorização para apanhar alfarrobas na sua propriedade há mais de duas semanas, pelo que a alfarroba apreendida não podia ser do seu terreno».

Assim sendo, a GNR apreendeu os frutos, avaliados em 361 euros, bem como a viatura onde o homem os transportava.

O suspeito foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé.

No âmbito da operação “Campo Seguro 2020”, a GNR está, desde o dia 1 de Junho, a levar a cabo ações de sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto nas propriedades agrícolas.

Nesta altura do ano, o foco dos furtos agrícolas na região do Algarve é «direcionado para a alfarroba pelo valor comercial que representa e também pela facilidade na apanha e na sua venda».

Por isso mesmo, a GNR intensificou o policiamento «com o intuito de dissuadir e reprimir a prática deste tipo de furto», tendo já sido apanhada perto de uma dezena de pessoas em toda a região.

A situação dos furtos em propriedades agrícolas é tão grave no Algarve que já motivou uma reunião entre a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, representantes das forças de segurança, da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, associações representativas dos produtores agrícolas, mas também Autoridade Tributária e Aduaneira.

Várias medidas, algumas delas inovadoras, foram decididas, como o Sul Informação deu conta aqui.

 

 

 


Comentários

pub