“Food for Change” passa pelo Grand House Algarve e alerta para escolhas alimentares

Este festival gastronómico envolve 195 chefs do mundo inteiro, em mais de 50 países

A iniciativa “Food For Change”, que quer alertar para as consequências das nossas escolhas alimentares, decorre de 1 a 4 de Outubro no Grand House Algarve, em Vila Real de Santo António. 

Este festival gastronómico envolve 195 chefs do mundo inteiro, em mais de 50 países, sempre à volta da questão da sustentabilidade.

A iniciativa conjunta da Slow Food e da chancela Relais & Châteaux – que o Grand House integra há um ano – pretende chamar a atenção para a importância de as nossas escolhas individuais refletirem as preocupações do planeta, ao optarmos por produtos locais, sustentáveis e de época.

No Grand House, o sous-chef Fábio Domingues vai criar “Menus pela Mudança”, honrando o azeite. Sob o mote “Um Chef, Um Ingrediente”, o chef Fábio elegeu este produto milenar, na base da gastronomia portuguesa há séculos, para servir de inspiração a um menu de degustação. O azeite Monterosa será o “Grand Ouro” destes jantares no Grand Salon, cujo valor é de 130 euros (com winepairing).

Há dois anos que a Relais Châteaux e a Slow Food uniram esforços para criar este evento, que trabalha para a sensibilização das consequências globais das nossas escolhas alimentares. Um total de 30% dos gases de efeito de estufa são causados pelos sistemas de alimentação mundiais, especialmente pela agricultura industrial. Por isso, este festival celebra a gastronomia e a batalha contra as alterações climáticas ao selecionar produtos locais, sustentáveis e da época.

«Não poderíamos deixar de participar numa iniciativa destas, que está tão próxima dos nossos valores, e em total consonância com o air du temps», considera Marita Barth, diretora-geral do Grand House.

Depois de tirar o curso de Produção e Gestão Alimentar (Nível V) na escola de Hotelaria de Vila Real de Santo António, com certificado de Lausanne, na Suíça, Fábio Domingues estagiou nos restaurantes Vila Joya (2 estrelas Michelin), em 2010, no Martin Berasategui (3 estrelas Michelin) de Martin Berasategui, no El Celler de Can Rosa (3 estrelas Michelin), que lhe deram o domínio das bases.

Iniciou a carreira de chef no Vila Vita Parc, no Algarve, mas o apelo do estrangeiro falou mais alto, levando-o a um longo périplo europeu: primeiro no Chateau de Bourglinster (1 estrela Michelin), no Luxemburgo, depois no Miramar (2 estrela Michelin), em Espanha, depois ainda o Piazza Duomo (3 estrela Michelin), em Itália.

Em 2017, regressa a Espanha, onde assume o cargo de sous-chef do Es Fum (1 estrela Michelin), o restaurante do hotel St Regis Mardavall. Em 2019, muda-se para Inglaterra, onde é sous-chef do Social Eating House (1 estrela Michelin), em Londres.

Comentários

pub