“Festa da Cataplana” vai juntar cultura e gastronomia em Castro Marim

12 restaurantes do concelho aderiram à iniciativa

A “Festa da Cataplana” decorre de 13 de Setembro a 17 de Outubro, em Castro Marim, querendo «colmatar os devastadores efeitos económicos que o combate à pandemia tem gerado». 

«A iniciativa não é nova, mas assume agora uma importância maior do que nunca», diz a Câmara de Castro Marim, devido à atual crise da Covid-19.

Assim, os segredos da Cataplana, temperada com o “melhor sal do mundo”, regressam ao concelho de Castro Marim, nesta que será a 6ª edição de um certame que pretende dinamizar turística e economicamente o território.

«À iniciativa aderiram 12 restaurantes do concelho, que irão apresentar, pelo menos, dois tipos de cataplana, com preços atrativos e diferenciadores. Apesar da de marisco ser das cataplanas mais procuradas, os restaurantes estão a preparar também cataplanas de polvo, bacalhau, tamboril, cabrito e lombinho de porco», explica a autarquia.

Nesta edição, a Câmara de Castro Marim integrou um elemento diferenciador, que é a animação musical. Todos os restaurantes aderentes serão, durante este período, animados por agentes culturais locais.

A Festa da Cataplana pretende promover e fomentar a cultura, a economia e a gastronomia locais, atraindo o público procura a qualidade e o diferencial gastronómico e assim impulsionando a dinâmica económica, este ano particularmente fragilizada, depois de um verão vivido no contexto pandémico e cujas quebras no turismo foram responsáveis por triplicar o desemprego no Algarve.

«Num ano tão difícil em termos económicos e de saúde pública, existe a necessidade, em harmonia com as medidas vigentes de saúde pública, ter um estímulo integrado e equilibrado à economia local, interligado com a cultura e com os agentes locais culturais», realçou Filomena Sintra, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara de Castro Marim.

A organização apela a que o público faça a sua reserva junto dos restaurantes aderentes, bem como ao respeito pelas medidas de prevenção da Covid-19: a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico.

 

 

 

 



Comentários

pub