Faro: Oficina de Bicicletas na Secundária e nova ciclovia são destaques da Semana Europeia da Mobilidade

Vila Adentro e algumas ruas da Baixa não terão trânsito no Dia Mundial sem Carros

A inauguração da Oficina de Bicicletas, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, e a consignação da obra da ciclovia entre a Avenida Calouste Gulbenkian (junto ao Estabelecimento Prisional) e a Rotunda dos Bombeiros de Faro, são as duas atividades principais da participação de Faro na Semana Europeia da Mobilidade, que começa este sábado, 19 de Setembro, e no Dia Mundial Sem Carros, a 22.

A participação do Município traduz-se em duas vertentes: a realização de iniciativas ao longo de quatro dias e a organização do Dia Mundial Sem Carros, a 22 de Setembro, terça-feira, que culmina com uma conversa sobre mobilidade sustentável com início às 21h30 no espaço Quintalão e que terá transmissão online nas redes sociais do Município.

No Dia sem Carros (22), será fechado um perímetro de várias ruas ao trânsito automóvel, nomeadamente na zona da Vila Adentro e baixa da cidade.

Serão ainda realizadas ações promocionais relacionadas com a mobilidade sustentável, que serão levadas a cabo pelos vários parceiros envolvidos no projeto, distribuídos pelas várias zonas onde irão decorrer as atividades.

Assim, na área do Jardim Manuel Bivar, estarão representados o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, com o projeto Bike Me. Pretende-se dar a conhecer o projeto e fazer a recolha de bicicletas usadas, ferramentas e materiais para apetrechamento da oficina de bicicletas, apelando-se para a dádiva destes materiais.

No mesmo jardim, estará ainda o stand expositivo da Ampere Ride – Scooters e motos Elétricas, a Universidade do Algarve com o projeto Eco Bike, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), com um stand de divulgação e promoção, oferta de seguro anual e inscrição na federação, caso venha de bicicleta ao local onde decorre a Semana Europeia da Mobilidade, e ainda a empresa Algarve By Segway com a cedência gratuita de segways.

No espaço Quintalão, no dia 20 de Setembro, haverá uma sessão de Cinema ao Ar-Livre, com o apoio da Associação Faro 1540, onde será exibido o documentário “Why We Cycle?”.

Para encerrar, as atividades este espaço acolhe, no dia 22, às 21h30, uma conversa sobre “Mobilidade Sustentável”, tendo como moderador o professor Francisco Soares, presidente do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, e como convidados representantes da Câmara Municipal de Faro, da Administração Regional de Saúde, da Próximo, Faro a Pedalar, Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e do grupo informal Pegadas à 4ª.

Além destas atividades, serão também elaboradas ações de participação e consulta online, como um mobi paper cultural e um questionário de auscultação da população jovem sobre a mobilidade.

Haverá igualmente ações de sensibilização teatral que irão abordar as regras de condução de velocípedes e que serão dirigidas aos condutores e transeuntes da cidade.

 

A Associação Faro a Pedalar ficará responsável por dinamizar dois ciclo-passeios citadinos, com um percurso de 10 quilómetros cada, enquanto o projeto Faro a Andar, dinamizado pela Câmara Municipal, ficará responsável pela caminhada. Estas atividades obrigam a inscrições prévias e decorrem mediante todas as orientações da Direção Geral de Saúde.

Às 11h30 do Dia Mundial sem Carros, 22 de Setembro, o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa irá apresentar o novo espaço da Oficina BikeMe, oferecida pelo Município de Faro ao projeto, na escola sede, a Secundária Pinheiro e Rosa.

Nesta Oficina, bicicletas e peças doadas pela comunidade ganham nova vida, que é como quem diz “novas rodas”, após o seu arranjo. São depois disponibilizadas a alunos, professores ou funcionários que as usam como meio de transporte regular,  sendo assim promovida uma forma sustentável de mobilidade.

O projeto inclui ainda outras vertentes, e por isso nos dias 21 e 22 vai também dinamizar o Bike(b)US, atividade que acompanha alunos da Escola Dr. Neves Júnior desde pontos pré determinados na cidade até à escola.

O projeto BikeMe tem como principal objetivo mudar o paradigma da mobilidade em Faro, nomeadamente contribuindo para que os alunos do Agrupamento adquiram, desde muito cedo, comportamentos sustentáveis, promovendo a atividade física, a saúde, a proteção ambiental e a mobilidade por meios suaves, permitindo também que observem e participem em processos de potenciação e incentivo ao empreendedorismo jovem e local.

No Dia Mundial Sem Carros, a 22 de Setembro, às 15h00, a Câmara Municipal irá ainda assinar a consignação da obra da ciclovia entre a Avenida Calouste Gulbenkian (junto ao Estabelecimento Prisional) e a Rotunda dos Bombeiros de Faro.

São ainda parceiros desta iniciativa a Polícia de Segurança Pública de Faro e a Próximo

A Semana Europeia da Mobilidade decorre até ao próximo dia 22 de Setembro, sob o mote “Emissões Zero – Mobilidade para todos”, com o objetivo de promover uma mobilidade urbana limpa, sustentável e sem emissões de gases nocivos. O seu programa pode ser consultado aqui.

 

 


Comentários

pub