Faro celebra Dia do Município com “Quilómetro Cultural”, homenagens e Pedro Cabrita Reis

Celebrações terão em conta as normas da Direção-Geral da Saúde

Homenagens a personalidades do concelho, música, a apresentação do “Quilómetro Cultural”,  a assinatura de um acordo para a supressão da passagem de nível, junto ao Teatro das Figuras, e uma exposição de Pedro Cabrita Reis. Estes serão os pontos altos do Dia do Município de Faro que se assinala esta segunda-feira, 7 de Setembro. 

O Dia do Município deste ano fica, segundo a autarquia farense, «marcado pela necessidade de se garantir o distanciamento social de segurança e as demais normas de segurança sanitária da Direção-Geral de Saúde (DGS)».

Por isso, a habitual sessão solene, terá lugar às 9h00, mas no Teatro das Figuras, com as homenagens a personalidades e entidades coletivas que marcaram e marcam o percurso do Município de Faro.

A saber: Alberto José Mendonça Neves (título póstumo) clínico e dirigente associativo, Augusto das Neves Domingos, mais conhecido por professor Guta, fundador do Gimnofaro Ginásio Clube, referência nacional e internacional na modalidade de ginástica acrobática, Fernando António Passarinho Bitoque (título póstumo), presidente da Associação de Ténis de Mesa do Algarve durante 50 anos, João Cavaco Vicente de Brito, médico e artista plástico de renome, e Zé Eduardo, músico e pedagogo, promotor e divulgador da cultura e do jazz em particular.

A estes juntam-se ainda o Karaté Clube de Faro, um dos clubes com mais títulos, a nível nacional e internacional, o MAPS- Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, instituição que promove, há 28 anos, condições nas áreas da prevenção, tratamento e inclusão social de indivíduos afectados por várias problemáticas, Maria Augusta Casaca, jornalista algarvia há 35 anos, que trabalha na TSF e se tem afirmado no quadro da profissão a nível nacional e internacional, Maria Filomena Rosa, professora de Educação Especial e presidente da AIPAR- Associação de Proteção à Rapariga e à Família e, finalmente, Maria João Bebianno, professora catedrática na Universidade do Algarve e diretora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental.

Para além destes medalhados, o Município procederá à outorga das distinções de anos anteriores – e que por imponderável não foi possível entregar – a António Manuel Gomes Ferreira, prestigiado médico cirurgião que se tem destacado igualmente na área social, cívica e desportiva e João Carlos Barão Rodrigues, conceituado empresário e atual presidente do Sporting Clube Farense.

A sessão contará também com a distinção de funcionários da Câmara Municipal, em função dos anos de dedicação e de bom comportamento e com a apresentação do projeto municipal “Quilómetro Cultural”, previsto para a zona ribeirinha e que visa promover o desenvolvimento território nas vertentes cultural, urbanística e ambiental.

Ainda durante a sessão solene, além dos apontamentos culturais de música, a cargo do fadista Luís Manhita, os convidados poderão assistir ao estabelecimento de parcerias, com destaque para o acordo para a supressão de passagem de nível junto ao Teatro das Figuras, a firmar entre o Município de Faro e a Infraestruturas de Portugal.

Para fechar estes atos oficiais, está prevista a intervenção de Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, aguardando ainda confirmação.

A sessão solene terminará com a entrega da Chave de Honra da Cidade a Guilherme Valdemar Pereira de Oliveira Martins, personalidade incontornável da cultura, educação e política em Portugal, «que tem demonstrado grande disponibilidade para com Faro, com destaque para a sua nomeação, no passado ano, como diretor dos Anais do Município de Faro e o seu papel determinante na elaboração do texto final da Convenção Quadro do Conselho da Europa Relativa ao Valor do Património Cultural para a Sociedade, assinada em Faro em 27 de Outubro de 2005 e também designada por Convenção de Faro».

Da parte da tarde, a partir das 14h30, na Rua da Igreja, em Montenegro, será inaugurada a “Rua da Igreja”, que foi requalificada, e às 15h30, será descerrada a placa toponímica “Rua Dr. António Passos Ramos”, na Conceição de Faro.

Depois, às 16h00, será inaugurada, no Museu Municipal de Faro, a exposição “Cabrita: Quatro Esculturas e um Autorretrato em Faro”, que surge no âmbito da parceria estabelecida com a Fundação de Serralves e que se espalhará por mais dois espaços expositivos da cidade: a Associação 289 e a Galeria Arco.

A cerimónia terá início no Museu e será seguida de uma visita aos restantes espaços. Às 17h30, tem lugar o descerramento de placa toponímica “Travessa Corpo Nacional de Escutas” e, às 18h00, na rua Dr. João Lúcio, será assinado com a ANPC o protocolo para instalação da sede da Proteção Civil Municipal.

O último ponto alto deste feriado municipal, que marcará o encerramento das comemorações, será o concerto com a banda “Íris”, no Largo da Sé, às 22h00. A entrada, para maiores de 6 anos, é gratuita (máximo de dois bilhetes por pessoa), mediante a entrega de um bem alimentar a favor da União Audiovisual, grupo informal de profissionais do ramo do audiovisual que foi criado no início da crise social causada pela Covid-19.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro das Figuras (horário habitual), no edifício da Câmara Municipal de Faro, dias 3, 4, 5 e 6 de setembro, das 18h30 às 22h00 e no próprio dia, no local do espectáculo, a partir das 15h00.

A lotação do recinto estará limitada e o espetáculo cumprirá as normas de distanciamento e segurança sanitária da DGS. O uso de máscara é obrigatório em todos os momentos do Dia do Município.

 



Comentários

pub