Faro aprova Plano Estratégico para a Cultura

«O documento, que pretende percorrer uma década, representa um passo fundamental para a apresentação da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura»

A Câmara de Faro aprovou, por unanimidade, na última reunião, a 21 de Setembro, o seu Plano Estratégico para a Cultura. 

«O documento, que pretende percorrer uma década, representa um passo fundamental para a apresentação da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura e um instrumento de gestão fulcral, ao dispor autarquia para o desenvolvimento do concelho», diz a Câmara de Faro.

A proposta é resultado de um trabalho iniciado em Outubro do ano passado e resultou de uma extensa pesquisa de informação mas também de uma alargada participação pública que contou com a presença de mais de 300 pessoas em diversos formatos.

Posteriormente, «o documento foi elaborado tendo em conta as necessidades identificadas e as perspetivas de futuro», diz a autarquia.

Daí resultou um Plano Estratégico para a Cultura de Faro 2030, com 27 programas que resultam em diversas ações e projetos.

Este é, segundo a autarquia, o «primeiro plano estratégico para uma cidade da Europa totalmente ancorado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável».

O Programa «estabelece um conjunto de objetivos e visões de futuro que procuram ser inspiradoras para o desenvolvimento cultural do território mas que desafiam igualmente para um trabalho de cada vez maior cooperação entre agentes culturais, outros municípios e outros organismos de cariz local, regional, nacional e internacional».

Durante os meses de Agosto e de Setembro decorreu o processo de consulta pública à proposta do plano, desenvolvido pelo Município de Faro.

Além de reuniões com várias entidades, foram realizadas oito sessões de esclarecimento e participação em diferentes locais do concelho.

Deste alargado processo de discussão publica do documento, que contou com participação de mais de 100 pessoas, resultou o documento final que será agora sujeito a deliberação na Assembleia Municipal de Faro.

Comentários

pub