Faro adjudica obra de construção do Centro Cultural e de Inovação de Bordeira

Investimento é de cerca de 1,4 milhões de euros

A Câmara de Faro adjudicou, no passado dia 8 de Setembro, a obra de construção do Centro Cultural e de Inovação de Bordeira, num investimento da autarquia de cerca de 1,4 milhões de euros. 

A construção desta infraestrutura, adjudicada à empresa Martins Gago & Filhos, Lda, prevê a implementação de um edifício de âmbito cultural e recreativo que inclui um Museu da Pedra e Museu do Acordeão.

O objetivo é «promover e divulgar a identidade» de Bordeira, através de manifestações artísticas, no âmbito da música, teatro e trabalhos de cantaria.

No espaço exterior, haverá um espaço destinado a bar, uma esplanada adjacente, e na zona imediatamente posterior ao edifício, circundado pela rampa de acesso à cave, uma área também destinada a exposição de peças de cantaria de maior porte.

«A consignação dos trabalhos para construção do Centro Cultural e de Inovação da Bordeira fica agora apenas condicionada à obtenção do visto do Tribunal de Contas, tendo em conta que os contratos com valor superior a 950 mil euros euros ficam sujeitos à fiscalização prévia daquele órgão», diz a autarquia farense.

O financiamento desta empreitada encontra-se garantido através do empréstimo a médio e longo prazo no montante de 4.801.000 euros, aprovado pelo Tribunal de Contas com visto de 30 de Outubro de 2019, a pagar, em condições favoráveis, num prazo de 12 anos.

Além do Centro Cultural e de Inovação da Bordeira, este financiamento destinou-se precisamente a concretizar um conjunto de intervenções cruciais para o desenvolvimento do território do concelho e para a melhoria da qualidade de vida de todos os farenses e de quem nos visita, nomeadamente o Centro de Recolha Oficial de animais (intervenção também já adjudicada), a primeira fase da futura 3ª Circular, desde a Avenida 25 de Abril à Estrada da Penha, a requalificação da Mata do Liceu e ainda a requalificação da centenária Alameda João de Deus.

Comentários

pub