EMARP acolhe exposição sobre problema dos microplásticos

Esta exposição pode ser visitada todos os dias úteis das 8h30 às 17h30

A exposição “Microplásticos nos nossos rios, mares e oceanos”, da fotógrafa Filipa Bessa, está patente até 16 de Outubro, na Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP). 

A poluição por plásticos é um dos principais desafios ambientais com que a sociedade se depara atualmente. Por ano, estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico terminem no Oceano e que mais de 600 espécies aquáticas interagem com pedaços de plástico através do seu emaranhamento e ingestão, causando danos físicos e potenciais efeitos tóxicos.

Esta exposição fotográfica visa, assim, «despertar consciências para a problemática da poluição por (micro)plásticos nos nossos rios, mares e oceanos. Através de imagens ampliadas de (micro)plásticos recolhidos no ambiente, pretende-se alertar para os seus efeitos nefastos nos ecossistemas aquáticos.

 

 

Nesta mostra, «todos os microplásticos fotografados foram recolhidos do ambiente, da água dos nossos rios, das areias das nossas praias e dos estômagos de peixes e mexilhões da nossa costa», diz a EMARp.

Filipa Bessa é bióloga, mestre em Ecologia Marinha e doutorada em Biociências pela Universidade de Coimbra. Atualmente, é investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra e a sua investigação é dirigida ao estudo da presença de (micro)plásticos nos ecossistemas aquáticos.

Em paralelo, tem desenvolvido iniciativas de comunicação de ciência para o público em geral (workshops, palestras, oficinas para crianças e exposições temáticas), e participa em projetos e ações de sensibilização ambiental direcionada para a temática do lixo marinho.

Partindo de um gosto pessoal pela fotografia, tem produzido exposições pop-up de composições de imagens que vai captando no laboratório, que transmitam conceitos científicos e aproximem o público da Ciência.

Esta exposição em específico pode ser visitada todos os dias úteis das 8h30 às 17h30.

Comentários

pub