Em Monchique, as estátuas ganham máscaras para alertar para a prevenção da Covid-19

Concelho não tem casos ativos, mas Município lança campanha destinada à população e aos turistas

As estátuas da autoria do escultor Melicio, espalhadas por diversos locais públicos da vila de Monchique, acabam de ganhar máscaras para alertar para a prevenção da Covid-19. Trata-se da mais recente campanha do Município de Monchique, que pretende assim «consciencializar a população para a importância de se proteger e para o uso de máscaras de proteção contra o novo coronavírus».

A campanha é também dirigida aos muitos turistas que, todos os dias, visitam a vila. As esculturas de bronze que se espalham pelas ruas «convidam a uma fotografia» e, por isso, «foram consideradas como importantes veículos de transmissão desta mensagem, quer para os muitos turistas que visitam a vila serrana, quer para a sua população, a quem se aconselha o uso da máscara, principalmente em espaços públicos onde a concentração de pessoas assim o justifique».

Mesmo sem casos ativos no concelho de Monchique, mas num momento em que a doença está de novo a crescer em todo o país, o presidente da Câmara Rui André considera que «é importante chegar a todos com a mensagem de que é preciso agir para parar o novo coronavírus e que esse caminho passa sobretudo pela pedagogia e por aumentar a consciencialização coletiva de que todos se devem proteger e adotar as medidas de proteção já difundidas pelo Município e pela própria Direção Geral de Saúde».

Para Rui André, «a população de Monchique tem tido um comportamento exemplar, assim como as instituições e empresas que adotaram medidas de proteção nos seus estabelecimentos e espaços, assim contribuindodo decisivamente para combater a propagação desta doença no nosso concelho».

Contudo, acrescenta o autarca, «é fundamental que este esforço seja continuado, que continuemos unidos nesta luta e que possamos reforçar as medidas adotadas até ao momento, principalmente depois da recente passagem ao estado de contingência decretado pelo Governo português».

A máscara facial, o acessório que agora se associa temporariamente a estas obras de arte, tornou-se mesmo «o símbolo da luta contra a pandemia da Covid-19», tendo sido «motivo de iniciativas semelhantes um pouco por todo o mundo, alertando sobretudo para a necessidade do distanciamento social e da proteção contra este vírus que está a alterar a normalidade da vida das populações de todo o planeta».

Em Monchique, «a arte cumpre mais uma vez o seu papel de comunicação e alerta, no caso, para apelar a todos que se juntem no combate a esta pandemia».

 

 



Comentários

pub