DiVaM prossegue com atividades em Alcalar, Aljezur e Sagres

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação – Arquivo

O programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve vai estar este fim de semana, 3 e 4 de Outubro, com atividades nos Monumentos Megalíticos de Alcalar (Portimão), Castelo de Aljezur e Fortaleza de Sagres.

Os Monumentos Megalíticos de Alcalar, concelho de Portimão, acolhem no dia 3 de Outubro, das 10h00 às 12h30, a iniciativa “Tal como as pedras…Todos somos iguais na diferença – Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação, os desafios para uma nova era” que convida os jovens que moram próximo deste monumento a fazerem uma reflexão sobre os conceitos suscitados na Carta dos Direitos Humanos, redigida em 1948.

«Após um momento de reflexão sobre os temas expostos, os participantes serão convidados a realizar um registo gráfico e visual, sob a forma de frases, de poemas e desenhos. A proposta será concretizada sob a orientação da artista plástica Isabel Macieira e traduzir-se-á num trabalho coletivo do tipo “mural», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

O projeto é da Associação Partilha Alternativa com o apoio do Museu Municipal de Portimão. As inscrições são obrigatórias através de [email protected].

Neste mesmo dia, com início às 18h30, no Castelo de Aljezur terá lugar o espetáculo de fusão artística “Varandas da Memória”. A Companhia Ao Luar Teatro visita a atribulada vida do Rei Poeta Al-Mu`Tamid, desde as noites quentes passadas no Palácio das Varandas, em Silves, às batalhas nas Taifas do Al-Andaluz até ao desterro marroquino.

Este é um espetáculo inspirado na magia da poesia árabe, num encontro com a música ao vivo.

«A Companhia Ao Luar Teatro procura dar a conhecer a vida e a poesia da mais influente figura do algarve Al-Andaluz prosseguindo o trabalho de criação inspirada no património cultural imaterial da região algarvia. Esta produção teatral enquadra-se na valorização do património da região e da recuperação do antigo, do histórico, daquilo que é nosso e nos difere dos outros, como sendo, a influência árabe», segundo a Direção Regional de Cultura.

O texto e direção Artística são de Rui Penas, com a interpretação de Rui Penas e a música ao vivo a cargo de Pedro Branco. O técnico é João Baião, os figurinos são de Berta Cardoso, as pinturas de Nelson Martins e os bonecos de pano de Filipa Faísca. A cenografia está a cargo de Rui Penas e Luís Santos, sendo esta uma produção Ao Luar Teatro, com a produção executiva de Célia Martins.

O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Aljezur e da ADPHA – Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur. As inscrições são através de: [email protected] ou telf. 282 620140.

A Fortaleza de Sagres acolhe no domingo (4 de Outubro), às 17h00, o projeto “Elementos II” que cruza vídeo, fotografia e música e onde o público será também envolvido.

Este é composto por duas partes: a primeira com música que aborda temas bucólicos e populares, entre elas repertório do século XVIII e imagens projetadas que transcrevem o passado, evocando as gentes do Algarve e a sua cultura, formas de outras vidas através das recolhas de vídeo de Jorge Graça.

A segunda parte do espetáculo terá «imagens do presente, de quem habita, de quem respira o local na atualidade, da autoria de Jorge Marques», incluindo «um reportório europeu variado da mesma época».

Este projeto pretende resgatar a memória, resgatar hábitos que, apesar de desaparecerem, estão intimamente ligados ao local, ao Algarve, à sobrevivência das famílias, dos hábitos que ditam quem é o povo daqui e é da responsabilidade da Questão Repetida – Associação Cultural, com a Direção Artística de Elsa Mathei e Ana Falé.

As inscrições são através de: [email protected] ou 282 620140

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).

 



Comentários

pub