Covid-19: Câmara de Lagos contrata 30 funcionários e investe na segurança nas escolas

Já começaram as ações de limpeza e desinfeção, que vão continuar durante o ano letivo

Lagos reforçou os quadros de pessoal dos dois agrupamentos escolares do concelho com 30 funcionários não docentes e pôs em marcha um plano de limpeza e desinfeção dos espaços comuns dos estabelecimentos de ensino, de modo a garantir que o regresso às aulas se faz da forma mais segura possível.

Segundo a Câmara de Lagos, está a ser feito um esforço para «assegurar o cumprimento de todas as diretrizes governamentais e das autoridades de saúde no que respeita ao combate da disseminação da Covid-19.

Um dos exemplos é o reforço dos quadros de pessoal, «através da contratação de 30 assistentes operacionais nos dois agrupamentos do concelho, Júlio Dantas e Gil Eanes».

«As áreas comuns das escolas foram e serão regularmente alvo de intervenções de limpeza e desinfeção e os transportes escolares também terão a sua oferta adaptada. Em estreita colaboração com a Proteção Civil de Lagos, para melhor esclarecimento de dúvidas relacionadas com normas e procedimentos no âmbito da pandemia, estão a ser promovidas várias ações junto das direções dos agrupamentos», acrescentou a autarquia lacobrigense.

 

 

Também foram adotadas «outras medidas com implicações diretas no funcionamento das atividades letivas», de modo a «melhorar a qualidade e condições de ensino».

«Na área alimentar, será incluída nas ementas escolares refeições vegetarianas para todos os alunos da educação pré-escolar e 1º ciclo de ensino básico. As escolas básicas de 1º ciclo de Odiáxere, Santa Maria, Ameijeira e Sophia de Mello Breyner Andresen verão parte do seu mobiliário renovado, através de um investimento de 17 mil euros (acrescido de IVA)», revelou a Câmara de Lagos.

«No campo da tecnologia, o equipamento informático recentemente adquirido para apoio ao ensino à distância (400 computadores portáteis e 100 tablets) continuará sob a alçada dos agrupamentos para promover a igualdade de oportunidades no ensino, mantendo-se o empréstimo e com obrigação de restituição no final do ano letivo. Além disso, todas as salas de aula do 2º e 3º ciclos das Escolas das Naus e Tecnopolis e todas as bibliotecas das escolas de ensino básico de ambos os agrupamentos serão apetrechadas com painéis interativos, num total de 66 equipamentos, que resultaram de um investimento de 112 mil euros (acrescido de IVA)», disse, ainda, a autarquia.

Esta última medida vem na sequência do processo iniciado no ano passado, quando as salas de aula do 1º ciclo de ensino básico foram dotadas desses materiais.

 



Comentários

pub