Câmara de Loulé manifesta «profundo pesar» pela morte de Maria Aliete Galhoz

Maria Aliete Farinho das Dores Galhoz nasceu em Boliqueime

A Câmara de Loulé manifestou o seu «mais profundo pesar» pelo falecimento, no passado domingo, 20 de Setembro, da «ilustra cidadã louletana» Maria Aliete Galhoz. 

Nascida em Boliqueime, em 1929, Maria Aliete Farinho das Dores Galhoz estudou no Liceu de Faro e licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Editora literária, poeta, ensaísta e professora, dedicou-se à pesquisa de Literatura Popular Portuguesa, tema sobre o qual publicou inúmeros estudos e fez várias conferências.

O seu contributo para a valorização do património oral do concelho de Loulé foi grande, tendo publicado, entre outras obras, a “Memória Tradicional de Vale Judeu” (1996), “Memória Tradicional de Vale Judeu II” (1998) e “Romanceiro do Algarve” (2005).

Colaborou igualmente na edição de “Povo, Povo, Eu te pertenço” de Filipa Faísca em 2000, bem como num conjunto de volumes subordinados ao tema “Património Oral do Concelho de Loulé” em parceria com Idália Farinho Custódio e Isabel Cardigos.

Recebeu a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata, em 1994. Foi ainda condecorada com o título Doutora Honoris Causa pela Universidade do Algarve (1966) e com o grau honorífico de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1999).

A Câmara de Loulé diz que importa «registar o seu percurso de vida e exemplo académico e de cidadania».

 



Comentários

pub