Atividades no Castelo de Paderne e exposição online marcam Jornadas Europeias do Património em Albufeira

Exposição online do Museu Municipal de Arqueologia pode ser vista nos dias 25, 26 e 27 de Setembro

Albufeira vai associar-se às Jornadas Europeias do Património, que se assinalam de 25 a 27 de Setembro, com um programa especial de atividades no Castelo de Paderne e também com uma exposição online promovida pelo Museu Municipal de Arqueologia.

As atividades no Castelo de Paderne resultam de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve e o Cineclube de Faro, sendo que as atividades integram o programa cultural DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

No âmbito do programa, de 25 de Setembro a 18 de Outubro, Albufeira acolhe a “Oficina das Igualdades em Paderne”.

De acordo com o Cineclube de Faro (Comissão de Formação) «pretende-se convocar dois grupos de participantes locais (miúdos e graúdos) a descobrirem um trajeto que os conduzirá à exploração dos valores humanistas e à identidade do conceito de liberdade (religiosa, de expressão, ideológica). O ponto de partida será o património histórico associado ao castelo de Paderne e o filme e livro homónimo O Profeta, propondo-se como ponto de chegada a criação de um texto original elaborado pelos participantes».

Amanhã, 25 de setembro, pelas 10h30, a Oficina tem início com uma visita orientada ao Castelo de Paderne/visita de exploração histórica.

Na semana seguinte, na quarta-feira, dia 30, também pelas 10h30, está prevista uma sessão de cinema, dirigida a alunos das escolas, com visionamento do filme “O Profeta” de Roger Allers e Gaetan Brizzi.

A 13 de Outubro, o programa é dedicado à exploração do filme e à oficina de escrita na Paisagem. A ação decorre no Castelo, com início pelas 10h30, sendo que podem participar miúdos e graúdos. A 18 de Outubro, pelas 17h00, dá-se início à iniciativa “O Mundo na nossa Aldeia”.

Todas as semanas, no espaço do Grupo Coral da Banda Filarmónica de Paderne, um grupo de pessoas originárias de seis países distintos: Alemanha, Inglaterra, Barbados, Portugal, Países Baixos e Irlanda reúne-se para cantar. Une-os o gosto pela música e também o amor à terra que todos escolheram para viver. O programa integra atuação de coro à capella, seguido de dança oriental e termina com “The real Band” – músicas tradicionais.

O Museu Municipal de Arqueologia também se associa às Jornadas Europeias do Património, nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, exibindo uma exposição, que tem por objetivo apresentar as novas valências do equipamento, nomeadamente na área da mobilidade e do conhecimento.

Reaberto ao público no passado mês de Julho, após vários meses de obras, e agora acessível a todos os tipos de público, a exposição pretende, igualmente, dar a conhecer o Serviço Educativo e Divulgação do Museu, mais concretamente o trabalho desenvolvido, quer em termos de atividades quer de visitas que exploram a História da Humanidade e do próprio do concelho e servem de ligação entre o público e o Património.

Trata-se de uma exposição online que pode ser vista aqui.

As Jornadas Europeias do Património correspondem a uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, coordenada a nível nacional pela Direção-Geral do Património Cultural.

 


Comentários

pub