Alcoutim investe em sistemas de rega «eficientes e inteligentes»

Ideia é diminuir a água que é gasta na manutenção de espaços verdes

A Câmara de Alcoutim vai investir na instalação de sistemas de rega urbana eficientes e inteligentes, para diminuir a água utilizada e, principalmente, desperdiçada, na manutenção dos espaços verdes do concelho.

Esta aposta é realizada no âmbito do protocolo “Monitorização e Controlo Ativo de Perdas e Adoção de Sistemas de Rega Urbana Inteligentes e Eficientes”, que as 16 autarquias do Algarve, incluindo Alcoutim, celebraram com a Agência Portuguesa do Ambiente.

«O objetivo é o controlo de pressões no sistema de abastecimento e a implementação de uma estratégia de controlo ativo de perdas de água, recorrendo à setorização e monitorização da rede de distribuição e a inspeções regulares para a deteção e localização de roturas e a melhoria da eficiência de rega, permitindo o controlo remoto do sistema, a identificação precoce de fugas/anomalias e a programação e adequação a episódios de precipitação (cessação da rega)», decsreveu a Câmara alcouteneja.

Segundo Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara, «está-se a apostar em ter um sistema mais eficiente, que permita responder mais rapidamente na gestão da rega dos espaços verdes, e também a poupar água nesse processo».

 



Comentários

pub