A chuva está de volta ao Algarve e Alentejo

Haverá dias de chuva, trovoada e vento. A partir de amanhã, a ondulação e as marés vivas merecem atenção

A chuva regressou esta madrugada a algumas zonas do Litoral Alentejano,do Barlavento Algarvio e, principalmente, junto à Grande Lisboa.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), após uma sequência de dias quentes e secos, a partir de dia 17 de Setembro (esta quinta-feira) ocorrerá uma mudança na situação meteorológica, «com descida gradual de temperatura e aguaceiros, que serão por vezes fortes e acompanhados de trovoada e afetando todo o território do continente».

O IPMA salienta que «esta situação persistirá, pelo menos, até sábado, dia 19 de Setembro».

O site Meteofontes, lembrando que todo o Continente está sob Aviso Amarelo, precisamente por causa da chuva, acrescenta que o resto do dia de hoje «será marcado por céu geralmente muito nublado, com boas abertas no Sul, e ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada e granizo», sobretudo «junto ao litoral Oeste, durante a manhã, e no interior Norte e Centro, à tarde».

O vento estará fraco de Sul, aumentando de intensidade para forte ao longo do dia.

As temperaturas máximas irão rondar os 24ºC no interior algarvio e 23ºC junto ao litoral Sul, 25ºC no interior do Alentejo, 26ºC no Vale do Tejo, 22ºC no Litoral Norte e 26ºC no interior Norte e 26ºC no interior Centro.

A ondulação será de SW inferior a 1m na costa Sul, e de NW com a 1,5m a 2m na costa Ocidental.

Para amanhã, sexta-feira, o IPMA chama a atenção para a agitação marítima na costa sul do Algarve. O Meteofontes salienta que a ondulação, que será de Sueste com 2 a 3m na costa Sul, e de Sudoeste com 2m a 3m na costa Ocidental, «irá ocorrer em altura de Lua Nova, com as chamadas “marés vivas”, cuja altura da maré cheia rondará os 3,8m».

«Essa situação, aliada à ondulação forte de Sueste e à depressão junto ao Continente, poderá originar um pico acima do previsto na altura dessa mesma maré e a ocorrência de inundações nas zonas ribeirinhas e alguns danos causados pela ondulação no litoral».

O dia de amanhã terá também céu geralmente muito nublado, com ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada e granizo, durante a madrugada e manhã, com maior probabilidade na região Sul, e no Norte e Centro, durante a tarde.

O vento estará Moderado a Forte de Sul, com rajadas a rondar os 80km/h especialmente no Sul e no Centro.

As temperaturas máximas irão rondar os 23ºC no interior do Algarve e 23ºC junto ao litoral Sul, 25ºC no interior do Alentejo, 22ºC no Vale do Tejo, 23ºC no Litoral Norte e 24ºC no interior Norte e 22ºC no interior Centro.

No sábado, haverá períodos de céu muito nublado no Norte e Centro e com algumas abertas no Sul. Ocorrência de aguaceiros e trovoadas, mais prováveis no Norte e Centro, mas com alguma hipótese também para o Sul. Vento Moderado a Forte de Sul.

As temperaturas máximas irão rondar os 24ºC no interior do Algarve e 24ºC junto ao litoral Sul, 25ºC no interior do Alentejo, 25ºC no Vale do Tejo, 20ºC no Litoral Norte e 22ºC no interior Norte e 22ºC no interior Centro.

Ondulação a diminuir, mas ainda de Sueste com 1 a 2 m na costa Sul e de SW com 1 a 2 m na costa Ocidental.

No domingo, a nebulosidade deve diminuir no Sul. Manter-se-á a possibilidade de aguaceiros, acompanhados de trovoada, especialmente no Norte e Centro. Vento Fraco a Moderado de oeste.

As temperaturas máximas irão rondar os 24ºC no interior do Algarve e 23ºC junto ao litoral Sul, 25ºC no interior do Alentejo, 24ºC no Vale do Tejo, 20ºC no Litoral Norte e 20ºC no interior Norte e 19ºC no interior Centro.

O IPMA explica que «esta situação será causada por bandas de precipitação associadas a uma depressão que se irá localizar a cerca de 600 km a norte da Madeira (38°N 17.5°W) às 12UTC de quinta-feira, 17 de setembro, e que se irá deslocar para leste, passando a localizar-se a cerca de 200 km a sudoeste da região de Lisboa (38°N 11°W) às 12UTC de sexta-feira, 18 de setembro».

A evolução da depressão e da sua natureza tem vindo a ser monitorizada pelo IPMA e pelo National Hurricane Centre (NHC, responsável pela monitorização de ciclones tropicais no Atlântico), tendo sido identificada uma probabilidade de 20% desta depressão extra-tropical se transformar numa depressão sub-tropical, isto é, adquirir algumas características que se verificam em ciclones tropicais.

De acordo com a informação atual, esta possibilidade apenas se restringe a um período da sua trajetória sobre o mar e, portanto, sem afetar as regiões costeiras do território nacional (continente e ilhas).

No entanto, devido à incerteza associada à previsão meteorológica para este episódio, o IPMA recomenda o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias consultando o site http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima deve consultar-se http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

Comentários

pub