365Algarve tem comida, música, fotografia e muitas histórias em Outubro

A 4ª edição do “365Algarve” decorre até Novembro deste ano

Festival da Comida Esquecida – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

Uma exposição de fotografia, Artes Performativas do Barlavento, o Festival da Comida Esquecida e um espetáculo especial do “Lavrar o Mar”. O 365Algarve «não esmorece com o fim da época balnear» e vai animar a região ao longo de Outubro.

Logo no dia 1 estreia a exposição de fotografia Resgate/Procura inserida na 6.ª edição do festival Encontros do DeVIR.

«Esta exposição de fotografia de grande formato, apresentada no foyer do Teatro Municipal de Faro, é um complemento e constitui uma outra forma de apresentar o projeto desenvolvido e apresentado in loco na ilha da Culatra, o qual cruza património (material/imaterial) e investigação mundialmente reconhecida, realizada por equipas de investigadores da Universidade do Algarve que se debruçam sobre questões urgentes relativas à salvaguarda desta ilha», diz o 365Algarve.

Até 4 de Outubro ainda há muito para ver no Ventania | Festival de Artes Performativas do Barlavento.

No dia 2, às 20h00, haverá uma sessão de Music & Food Experience entre o Auditório do Museu de Portimão e o restaurante FAINA.

No mesmo dia, em Lagos, há uma nova apresentação da performance O2 Oxigen que une as linguagens do teatro físico e das formas animadas.

Já no dia 3, em Portimão, a KALE — Companhia de Dança — apresenta a sua nova criação “Terras”. E no mesmo dia, mas em Lagoa, o público poderá assistir ao espetáculo de circo contemporâneo “Atempo”.

Por fim, a 4 de Outubro, em Lagos, um cruzamento entre instalação, arte pública e performance com Água, uma criação de André Braga e Cláudia Figueiredo, da companhia Circolando.

O programa cultural “Lavrar o Mar” leva até Aljezur a música dos Amrat Hussain Brothers Trio. No sábado, 3 de Outubro, haverá uma apresentação dedicada às crianças, onde se cantará, tocará e se contarão histórias desta família secular. Estes três irmãos receberam a música a partir dos mais velhos e, desta vez, são eles a passar as melodias místicas e os ritmos quentes das tablas aos mais novos.

No domingo, dia 4 , os três irmãos originários de Jaipur, no Rajastão, convidam o público a descobrir a música clássica e o Sufi, do norte da Índia. Amrat Hussain, Teepu Khan e Sanjav Khan formam um ensemble raro, cuja herança musical, já com sete gerações de existência, lhes foi legada pelo seu pai e os seus avôs, uma prestigiada família de músicos indianos de etnia cigana. A sua cumplicidade em cena oferece uma linguagem musical pujante, fluida, muito virtuosa, elegante e cheia de subtilezas.

A 17 de Outubro, na aldeia de Querença, em Loulé, entre as 10h30 e as 15h00, o Festival da Comida Esquecida propõe um percurso gastronómico orientado seguido de uma refeição tradicional e animação diversa (música / palavra / história).

Este festival, que tanto tem trabalhado as memórias, quer deixar uma última memória nos seus participantes e apresenta uma refeição que representa os territórios e as heranças alimentares de quem nele vive. Três menus diferentes, cada um deles dedicado às três grandes regiões algarvias, bem representadas no concelho de Loulé: Serra/ Barrocal/ Litoral.

«Na sua quarta edição, o Jazz nas Adegas continua a proporcionar finais de tarde e noites verdadeiramente especiais que aliam concertos de jazz a provas de vinho e degustação de tapas feitas com produtos regionais».

Dia 2, às 21h00, e dia 3, às 17h00, na Quinta João Clara, em Alcantarilha, apresenta-se o Quarteto Luís Bastos com clássicos do jazz e da bossa nova.

A 10 de Outubro, às 17h00, no Castelo de Silves, o coletivo de músicos Al-Fanfare conduz o público numa viagem sonora de Nova Orleães a Nova York.

Na Quinta do Barranco Longo, em Algoz, atuará o quinteto de Juan Ignacio Botonero, a 16 de Outubro (21h00) e 17 (17h00).

Por fim, a 30 de Outubro, às 21h00 e a 31 de Outubro às 17h00, na quinta Marquês do Vales, em Lagoa, o quarteto de Edgar Caramelo revisita o repertório de alguns dos mais interessantes compositores do jazz clássico e contemporâneo.

Nos dias 4, 11, 18 e 25, o Município de Lagoa propõe um conjunto de percursos pedestres temáticos que se suportam numa narrativa histórica.

«”Percursos Performativos no Património” parte da geografia do território concelhio e das suas paisagens urbanas, através do teatro e da música, para a exploração de quatro lugares. São autênticas viagens no tempo em percursos que dão a conhecer a génese das coisas, contando como é que Lagoa evoluiu ao longo dos últimos dois séculos e meio», diz o 365Algarve.

No dia 4 será no Centro Histórico de Ferragudo, dia 11 em Estômbar, dia 18 na Senhora da Rocha e dia 25 no Centro Histórico de Lagoa.

A 4ª edição do “365Algarve” decorre até Novembro deste ano. Quanto ao futuro, é incerto, tal como o Sul Informação já deu conta.

 



Comentários

pub