Quarteira ajuda a “TransforMAR” plástico em apoios sociais

Projeto que alia componente ambiental à ação social chegou à zona balnear do concelho de Loulé

Quarteira é um dos 15 locais onde os veraneantes são desafiados a recolher plástico para o “TransforMAR” em apoio à Fundação António Aleixo.

O Calçadão Nascente de Quarteira é um dos locais de veraneio de Norte a Sul do país onde irá chegar o projeto “TransforMAR”, uma iniciativa «que visa sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental nas praias e para os princípios da economia circular».

Durante dois meses ficará instalado no local um equipamento para depósito de materiais plásticos e de metal produzidos pelos veraneantes. E uma vez que se pretende promover as boas práticas coletivas, o referido depósito conta também com uma explicação da nova sinalética de praia – “semáforos” – criada a pensar na redução de contágio pelo novo coronavírus», segundo a Câmara de Loulé.

Este projeto de âmbito nacional alia a componente ambiental à social, «para apoiar as comunidades mais fragilizadas do ponto de vista socioeconómico, atingidas por esta crise de saúde pública».
Desta forma, o plástico que for recolhido será transformado em donativos monetários para uma IPSS local dos concelhos das praias onde o “TransforMAR” marca presença, «mostrando que “o plástico é de valor!”».

No caso de Loulé, a IPSS escolhida foi a Fundação António Aleixo.

«Outra das novidades deste ano é a participação Brigada do Mar, um parceiro fundamental que permitirá alargar a duração do projeto, contribuindo para a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano», acrescentou a autarquia.

«Esta é mais uma ação à qual temos o gosto de nos associar pois enquadra-se naquela que é a nossa Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Sabemos que cerca de 90% do lixo que se encontra nas praias do Algarve é plástico produzido, em grande parte, por quem frequenta estas zonas balneares durante a época estival, com um impacto negativo no ambiente e que põe em causa a sobrevivência das espécies marinhas», enquadra Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

Por outro lado, o autarca destaca igualmente a componente de apoio social que este ano surge aliada a projeto, «num momento particularmente difícil para as famílias».

O projeto “TransforMAR” nasceu de uma parceria entre o Lidl Portugal e a Electrão, e conta com vários parceiros, entre os quais a Câmara Municipal de Loulé.

 

Fotos: Câmara de Loulé

 



Comentários

pub