Projetos de estudantes de Medicina da UAlg ganham 1º e 2º prémios “Eu Participo”

Projetos tiveram o apoio do Algarve Biomedical Center

Estudantes do projeto Covidalgarve

O projeto Covidalgarve ficou em primeiro lugar e o projeto Qlinic em segundo, nos prémios “Eu Participo”, da Rede de Autarquias Participativas. Ambos os projetos foram desenvolvidos por estudantes de Medicina da Universidade do Algarve e apoiados pelo Algarve Biomedical Center (ABC).

O Covidalgarve «nasceu da vontade dos estudantes do 5º ano de Medicina da Universidade do Algarve de intervir na população, sobretudo a mais desfavorecida e isolada, através de formação e apoio relativamente à pandemia. O projeto chegou já a 900 famílias de seis concelhos algarvios, de diversas formas: entrega de bens alimentares e gel desinfetante; informação sobre medidas de proteção para Covid-19; ações de sensibilização», explica o ABC.

 

Jaime Inglez, Nelson Carvalho e Rita Lopes

Qlinic é uma plataforma online , também criada por um grupo de estudantes do 5°ano de Medicina da Universidade do Algarve, que responde gratuitamente a questões dos portugueses sobre saúde. O objetivo é combater a desinformação e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, em período de pandemia.

Os prémios “Eu Participo”, que se dirigem a jovens entre os 14 e os 30 anos, destinam-se a reconhecer e valorizar iniciativas de cidadania ativa que fomentem a solidariedade e a entreajuda, bem como aliviem a situação de isolamento social da população no contexto da atual crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

 



Comentários

pub