Presidente Marcelo vai a Faro descerrar placa de Tesouro Nacional do mosaico do Deus Oceano

Presidente da República vai receber Chave de Honra da Cidade de Faro

O Presidente da República vai estar em Faro na segunda-feira, dia 31, para descerrar uma placa alusiva à consagração do mosaico romano do Deus Oceano, o ex-libris do Museu Municipal de Faro, como Tesouro Nacional .

Nesta visita oficial à capital algarvia, Marcelo Rebelo de Sousa também irá receber a Chave de Honra da Cidade, que lhe será entregue pela Câmara Municipal.

O mosaico romano do Deus Oceano foi reconhecido como Tesouro Nacional a 3 de Maio de 2018, numa reunião do Conselho de Ministros, tornando-se a primeira peça museológica abaixo de Évora a merecer esta distinção.

O Presidente da República ainda teve agendada uma visita a Faro, para assinalar a ocasião, em Agosto de 2018, mas o grande incêndio de Monchique, que assolou este concelho e o de Silves, tendo chegado, igualmente, a Portimão e Odemira, levou a que esta cerimónia fosse adiada.

A oportunidade de, finalmente, descerrar a placa alusiva ao primeiro Tesouro Nacional algarvio, surge agora, numa altura em que o mundo enfrenta a Covid-19.

 

Sala do mosaico romano do Deus Oceano

 

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito que ia visitar todos os concelhos do Algarve, a região que foi mais afetada, a nível económico pela pandemia, e tem cumprido. Na segunda-feira, a visita será a Faro, já depois do Chefe-de-Estado estar em Monchique, visita que acontecerá no domingo.

A cerimónia de descerramento da placa «será muito restrita», avisou a Câmara de Faro, devido à pandemia.

A autarquia de Faro aproveitou e vai entregar a Chave de Honra da Cidade, tendo em conta que «entendeu que este era o momento ideal para distinguir o percurso de vida do atual Chefe de Estado Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa».

«Este momento assinala o reconhecimento dos Farenses ao Presidente da República pela sua abertura, tolerância e o compromisso na construção de uma sociedade mais justa mas também a sua ligação ao Sul e acima de tudo a disponibilidade que tem demonstrado para o apoio a Faro, ao Algarve, colocando na agenda matérias cruciais para a melhoria da vida dos algarvios», segundo a Câmara de Faro.

 



Comentários

pub