Petiscos, petiscos e mais petiscos. Falta um mês para a «maior odisseia gastronómica do Algarve»

Loulé estreia-se este ano na Rota do Petisco

Falta um mês para que a 10ª edição da Rota do Petisco saia para a rua. De 11 de Setembro a 11 de Ourubro, mais de 200 restaurantes de 13 concelhos do Algarve vão servir petiscos por 3 euros e doces regionais por 2 euros, com bebida incluída.

Segundo a organização, esta será «a maior odisseia gastronómica do Algarve em 2020».

A Rota do Petisco inclui ainda uma ementa alternativa com opções para os foodies mais novos, na Rota dos Môces Pequénes, e uma ementa de autor, a Rota dos Chefs, com degustação de pratos confecionados por alguns dos mais conceituados chefs da região, tendo por base os sabores locais.

Para “seguir” esta Rota, os participantes devem adquirir um Passaporte, que poderá ser comprado nos estabelecimentos aderentes e ainda online, junto da Associação Teia D’Impulsos, por um valor de 1,50€, que reverte na íntegra para diferentes projetos sociais locais que foram selecionados para serem apoiados por esta Rota Solidária.

Segundo a Teia D’Impulsos, «além da degustação dos sabores do Algarve, a Rota do Petisco é ainda um desafio para todos os petiscadores que nela participam e que podem ainda habilitarem-se a diversos prémios».

Ao petiscar num dos estabelecimentos aderentes, o petiscador recebe 1 selo com o qual poderá carimbar o seu passaporte. Ao reunir 12 selos pode candidatar-se ao sorteio, que vai decorrer no final do evento e onde serão atribuídos os vários prémios a concurso.

A Teia D’Impulsos explica que «inspirada nos produtos locais e nas tradições gastronómicas da região, a Rota do Petisco celebra a gastronomia algarvia e convida a visitar o Algarve, num período em que o final do Verão ainda convida a momentos de convívio fora de casa, entre familiares e amigos».

Em 2020, na sua 10ª edição, «a Rota do Petisco volta a ter a missão com que foi criada em 2011, revitalizar a restauração local e impulsionar a economia do Algarve, não descurando do lema desta edição: “Faça-se à Rota e petisque em segurança!”».

Para tal, foi elaborado um Plano de Contingência que será cumprido por todos os intervenientes e que, garante a organização, «assegurará o sucesso desta odisseia gastronómica».

«A Rota do Petisco chega, em 2020, com um significado de perseverança importante, voltando às suas origens de importância económica perante a restauração e comércio local, oferecendo aos participantes uma experiência segura de alívio, convívio e rica em gastronomia. Com mais um concelho (Loulé), este ano a Rota do Petisco é a prova de que o Algarve está vivo com esperança e garra de ultrapassar os momentos mais difíceis em segurança.”, refere Luís Brito, presidente da Associação Teia D’Impulsos, que há dez anos é responsável pela organização deste evento.

Em 2020 a a Rota do Petisco tem 231 restaurantes aderentes, distribuídos pelos concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira.

A iniciativa é dinamizada pela Associação Teia D’Impulsos, com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas.

 



Comentários

pub