Novo projeto da Vicentina avança SerrAdentro em Monchique

Projeto está integrado na 4ª geração de contratos locais de desenvolvimento social

A Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste vai arrancar, em Setembro, com o projeto SerrAdentro, em parceria com o Município de Monchique.

Este projeto está integrado na 4ª geração de contratos locais de desenvolvimento social, CLDS-4G, e é promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Segundo a Vicentina, os objetivos deste projeto «são claros e espelham uma das missões que a Associação tem vindo a prosseguir ao longo dos anos: promover o desenvolvimento social, através do trabalho em proximidade com as comunidades, dando especial atenção aos grupos populacionais, com maiores necessidades de apoio e capacitação».

Com uma duração de 36 meses, «são três os eixos de intervenção: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental e, por fim, a promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa», explica a associação.

Através da integração de uma equipa multidisciplinar, este projeto pretende «otimizar os recursos disponíveis na comunidade, criando assim uma maior igualdade de oportunidades junto da população».

Um exemplo deste tipo de intervenção, enquadra a Vicentina, é o CAFC- Centro de Apoio à Família e à Comunidade, dinamizado pela associação «há largos anos, em parceria com o Município de Monchique, projeto esse que resultou de um anterior CLDS».

Após o término desse CLDS, a associação, em parceria com o Município de Monchique, «deu seguimento ao projeto, prestando apoio social e terapêutico às famílias, crianças e jovens, desenvolvendo uma ação multifocal junto da população através de várias respostas».

Esta estratégia de intervenção, realça a Vicentina, «vem agora ser reforçada com o novo projeto SerrAdentro, que vai permitir alargar o âmbito da intervenção junto à comunidade».

As expetativas da associação são «que estas novas dinâmicas se consolidem e permaneçam no concelho, sempre com o objetivo de dar continuidade e de gerar novas formas de intervenção e inovação social».

 



Comentários

pub