Novo Espaço Coworking de São Brás de Alportel começa hoje a receber candidaturas

As candidaturas estão abertas a partir de hoje, 13 de Agosto

«É um sonho tornado realidade, para tornar realidade os sonhos de muitas pessoas». Foi assim, com este trocadilho, que Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara de São Brás de Alportel, se referiu ao Espaço Coworking, que ontem foi inaugurado na avenida principal da vila.

O espaço, que se destina sobretudo a jovens empreendedores, foi inaugurado esta quarta-feira, 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude. E as inscrições para os cinco espaços individuais, destinados a outros tantos empreendedores, abrem hoje. As regras para o concurso destinado a atribuir os espaços são publicadas no site da autarquia.

Vítor Guerreiro, presidente da Câmara, sublinhou que, «em São Brás, há bons exemplos do muito que os jovens podem fazer», já que eles são um verdadeiro «motor de dinamismo no concelho».

A vice-presidente recordou que o local onde agora passa a funcionar o Espaço Coworking abriu as suas portas em 2008, então como Espaço Internet, «ajudando os jovens e menos jovens a ter acesso à internet». Mas essa valência, com a vulgarização dos acessos até nos telemóveis de cada um, foi «tendo cada vez menos procura».

Surgiu então a ideia: «porque não reconverter o espaço, para poder ser a primeira sede de uma empresa?». E foi assim que, envolvendo vários setores da autarquia e diversas entidades – Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Gabinete de Empreendedorismo da Universidade do Algarve (CRIA) ou Algarve STP, IAPMEI, In Loco – surgiu este espaço que, segundo Marlene Guerreiro, tem a «ambição de trabalhar em estreia ligação com entidades que promovem o empreendedorismo», e terá também funções de «mentoria, apoio e trabalho em rede».

«Não queremos aqui apenas inquilinos. Este é um espaço de incubação. Não queremos que os empreendedores ganhem aqui raízes, mas asas», acrescentou a vice-presidente da autarquia.

Por isso, os contratos a fazer com os futuros empreendedores que hão-de ocupar os cinco postos de trabalho serão de seis meses, com o primeiro mês gratuito. Poderão ser estendidos até um máximo de dois anos.

Madalena Feu, delegada regional do IEFP, que foi apelidada de “madrinha” do novo Espaço Coworking de São Brás, salientou que «os jovens são o grupo mais frágil em matéria de desemprego», de tal forma que, nesta crise da Covid-19, têm sido «um dos grupos onde mais aumentou o desemprego, nomeadamente no Algarve».

No entanto, são também os jovens que «nos fazem acreditar que tudo é possível», sublinhou aquela responsável, revelando que, no que diz respeito ao programa Investe Jovem, «não notámos uma quebra nas candidaturas entradas nos nossos serviços».

Entretanto, os apoios de São Brás de Alportel aos seus empreendedores, de todas as idades, não vão ficar por aqui – a juntar a outros espaços de coworking que já existem, nomeadamente o operacionalizado pela In Loco – o presidente da Câmara Vítor Guerreiro anunciou a abertura, «depois do Verão», de outro espaço também «aqui na Avenida da Liberdade».

Trata-se do Ninho de Empreendedorismo “4 Olhos”, que vai abrir em Setembro, com 4 gabinetes individuais, para acolher empresários e empreendedores no arranque dos seus projetos.

Para o futuro, haverá ainda o Centro de Incubação e Empreendedorismo, a incluir no Quarteirão 4 Olhos, integrado no PARU, Plano de Ação de regeneração Urbana, e que é apresentado pela autarquia como um projeto «muito ambicioso, ao nível do investimento necessário para a sua concretização».

Será ainda criada a Oficina das Artes, a desenvolver no Parque Roberto Nobre, no edifício do antigo lagar de azeite. O projeto será pago pelo PADRE, Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos.

Através da requalificação do antigo lagar de azeite, onde já funciona uma oficina de carpintaria, que acolhe residências criativas do projeto «Design & Ofícios», a Câmara de São Brás pretende criar «um espaço polivalente», que «crie espaços de trabalho ao vivo para artesãos, artistas, profissionais das mais diversas áreas, com forte atratividade turística», mas também com «funcionalidade formativa e de incubação de projetos e empresas na área das indústrias criativas».

Além disso, parte do antigo edifício será reabilitada para criar um Espaço Memória do Antigo Lagar de Azeite.

.

 

 

 

O Espaço Coworking São Brás de Alportel, cujo logotipo foi desenhado pelo jovem criativo Ricardo Martins, integra os seguintes serviços:

>Sala de trabalho partilhada (em regime de open space) com 5 espaços individuais
>Sala de reuniões e formação
>Climatização / ligação à internet / acessibilidade
>apoio administrativo e receção de correspondência
>equipamento de projeção para formações e outras atividades
>pequeno espaço de arquivo
>copa a arrumos
>WC acessível
>placa de identificação exterior e expositor de divulgação
>promoção e divulgação

As candidaturas estão abertas a partir de hoje, 13 de Agosto, no próprio Espaço Coworking e ainda através do email [email protected]

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub