Nova campanha arqueológica procura saber mais sobre o Castelo de Alferce

Câmara pretende a instalação de um centro interpretativo em Alferce

Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

O Cerro do Castelo de Alferce, no concelho de Monchique, está a ser alvo de uma nova campanha arqueológica, que arrancou esta segunda-feira e que vai decorrer até ao dia 4 de Setembro.

Segundo explica a Câmara de Monchique, «no passado mês de Maio foi submetido à Direção-Geral do Património Cultural um Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia (PIPA) intitulado “Da Pré-história Recente ao Medieval Islâmico: antigas ocupações humanas no Cerro do Castelo de Alferce”».

Este projeto de investigação, promovido pela autarquia, em parceria com a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e o Campo Arqueológico de Mértola, conta com o apoio de várias entidades, por exemplo, a Junta de Freguesia de Alferce e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Para esta campanha, «foi reunida uma equipa de investigação multidisciplinar composta por investigadores com diversas competências técnico-científicas», acrescenta a autarquia.
 

Campanha em 2017 – Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 
Em nota enviada às redações, a Câmara de Monchique explica que o objetivo do projeto «é o estudo científico do Cerro do Castelo de Alferce e do território onde se insere, mediante o rastreio das suas antigas ocupações humanas e análise dos respetivos vestígios».

A equipa pretende obter «novos dados que possibilitem aprofundar o conhecimento sobre este local que foi ocupado, pelo menos, na Pré-história recente (III-II milénios a.C.) e na época islâmica-omíada (séculos VIII-XI d.C.)».

No entanto, prossegue a autarquia, «os conhecimentos a adquirir não se restringem à mera compreensão das estruturas arqueológicas subsistentes e da organização interna do povoado na longa diacronia, uma vez que também se pretende obter informações acerca das comunidades humanas que habitaram este local em distintos momentos civilizacionais, assim como sobre as dinâmicas de ocupação/exploração do território envolvente».

A Câmara realça ainda «o propósito formativo associado a este projeto, na medida em que incluirá estudantes e investigadores relacionados, sobretudo, com as áreas de arqueologia, zooarqueologia e património cultural, perspetivando-se a constituição de um campo-escola».

A autarquia monchiquense diz que «embora o enfoque principal da investigação seja a fortificação que subsiste no topo do cerro, prevê-se também a concretização de escavações arqueológicas na designada “plataforma pré-histórica” e em outras áreas do arqueossítio, bem como a realização de novas prospeções arqueológicas que também incidirão no território envolvente e, ainda, a execução de análises multidisciplinares de materiais arqueológicos e de outros dados alcançados ao longo do período de vigência do projeto».

Ainda segundo a Câmara de Monchique, «é expectável que o desenvolvimento deste projeto contribua para a produção de conhecimento científico atualizado, mas também para a valorização patrimonial do arqueossítio», uma vez que a autarquia espera que a iniciativa leve à «implementação de medidas de proteção e eventual musealização de estruturas arqueológicas colocadas a descoberto, bem como contribua para a criação de um percurso de visita no arqueossítio – que poderá vir a ser articulado com a aldeia de Alferce».
 

Muralha do Castelo de Alferce

 
A Câmara de Monchique adianta que tanto o município como a Junta de Freguesia de Alferce querem construir um centro interpretativo nessa localidade.

Devido à pandemia da Covid-19, para assegurar que a campanha cumpre as condições de segurança, a intervenção terá uma equipa de campo reduzida.

Nesta campanha, «pretende-se incidir somente no primeiro recinto fortificado, mediante a realização de duas ou três sondagens arqueológicas e limpeza de estruturas parcialmente visíveis à superfície».

«As áreas a intervencionar correspondem à cisterna que se encontra parcialmente desentulhada e à suposta entrada para esse recinto fortificado, porém pretende-se também concretizar uma sondagem arqueológica no espaço situado entre as muralhas oeste do primeiro e segundo recintos fortificados, portanto na área onde foram detetadas estruturas arqueológicas anteriores à edificação do primeiro recinto», acrescenta a Câmara de Monchique.

A autarquia monchiquense lembra que desde 2014 «tem vindo a promover o estudo e a valorização do emblemático Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce».

Desde então, «têm sido concretizadas diversas ações de investigação e de divulgação, destacando-se a intervenção arqueológica realizada em Agosto de 2017 e os trabalhos de prospeção geofísica efetuados em Setembro de 2019, cujos resultados foram publicados conjuntamente numa revista da especialidade».

O Cerro do Castelo de Alferce «trata-se de um povoado fortificado que encerra uma área intramuros com aproximadamente 9,1 hectares, composto por três recintos amuralhados não concêntricos, que seria o centro de um território militar e de uma microrregião».

O chamado castelo de Alferce «corresponde ao primeiro de dois recintos fortificados que compõem a fortificação islâmica que coroa o cerro e que, no estado atual de conhecimento, deduz-se que terá sido construída no século IX e terá estado em atividade até ao século XI», conclui a Câmara de Monchique.

 



Comentários

pub