Nelson Conceição vence prémio nos International Portuguese Music Awards

O artista algarvio também estava nomeado noutra categoria

Nelson Conceição – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O acordeonista e compositor algarvio Nelson Conceição  conquistou esta madrugada, nos Estados Unidos da América, o prémio International Portuguese Music Awards, na categoria “Best Instrumental Performance”, com o tema “Mister Machado”, de sua autoria, dedicado ao seu primeiro professor de acordeão, Joaquim Machado.

Além do tema “Mister Machado”, Nelson Conceição também estava nomeado na categoria Best Traditional Performance com o tema “Charolesca” dedicado à tradição das Charolas de Bordeira, que o próprio considera o seu berço da música.

Inicialmente, a cerimónia de entrega de prémios dos IPMA, que premeia artistas portugueses, incluindo dos países lusófonos e descendentes em diferentes categorias, estava prevista para dia 25 de Abril com apresentação de Daniela Ruah.

Porém, devido à pandemia, realizou-se no dia 2 de Agosto, de forma virtual, e contou com a participação de diversos artistas (João Pedro Pais, Áurea, Pedro Abrunhosa, Miguel Ângelo, Carlão, entre outros) e apresentação de Sónia Araújo.

Segundo Nelson Conceição, «as nomeações já tinham sido um reconhecimento muito gratificante do seu disco “Descobrindo-me”, um disco que retrata um pouco da minha vida, importando por isso partilhar todos os reconhecimentos com todos os intervenientes do disco, especialmente os músicos: Cristina Paulo, João Pedro Cunha, Luís Henrique, Ivo Martins, Cláudio Sousa, Ricardo Martins e Paulo Machado».

Ao receber o seu prémio, Nelson Conceição fez questão de o dedicar o prémio à sua família, amigos e todos aqueles que o têm acompanhado e aplaudido ao longo da sua vida, não esquecendo os seus mestres e a sua terra Bordeira e respetivos antepassados que tanto o inspiram.

Por último, agradeceu os apoios da Junta Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Associação Mito Algarvio, Beltuna Portugal «e, sobretudo, à Câmara Municipal de Loulé e a Dália Paulo pela parceria e impulso que deram para que o disco surgisse».

 

 



Comentários

pub