Municípes de São Brás de Alportel vão pagar apenas o lixo que produzem

Como a tarifa dos resíduos urbanos só é aplicada a resíduos indifernciados, quanto mais se separar e reciclar, menos se paga

Munícipes de São Brás de Alportel vão passar a pagar, apenas, o lixo que produzem, no âmbito do projeto piloto PAYT (Pay as You Throw), que «promove a deposição seletiva de resíduos, através do conceito de poluidor-pagador».

O projeto “PAYT – Pague apenas o lixo que produz” abrangerá «a Urbanização Fonte da Pedra, a Urbanização Xanabus e prédios vizinhos e a Rua Virgínia de Passos, totalizando 156 consumidores» e, numa primeira fase, «vai permitir analisar e fazer a avaliação da tarifa que atualmente se encontra em vigor, relativa à deposição de resíduos urbano».

«Cada consumidor/ agregado familiar vai ter uma chave de acesso e identificação que permite desbloquear as tampas dos contentores destinados à deposição de resíduos urbanos indiferenciados e dos ecopontos onde vão ser depositados os resíduos. Este processo permitirá avaliar a quantidade de resíduos depositados por chave de acesso», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

Como a tarifa de resíduos urbanos «é apenas aplicada sobre os resíduos indiferenciados, quanto mais e melhor o consumidor separar, menor será a tarifa a pagar pelos munícipes pelos resíduos, cumprindo-se assim o princípio do poluidor-pagador».

O projeto resulta de uma candidatura submetida pelo Município ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos do Fundo de Coesão e que foi aprovada e apoiada em 85%. O projeto tem um investimento total de 170.459,65 euros.

Um projeto pedagógico com preocupações ambientais e que vai ao encontro da estratégia do Município para a área do ambiente e que se espera que seja alargada brevemente a outras zonas e locais do concelho.

 

 



Comentários

pub