Monchique volta a oferecer cadernos de atividades e de fichas aos alunos do ensino básico

Rui André considera que este apoio «nunca fez tanto sentido»

A Câmara de Monchique vai continuar a oferecer os cadernos de atividades e de fichas aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo residentes no município ou que frequentam as escolas do concelho.

Este será um complemento aos manuais escolares, que serão garantidos pelo Governo, de forma gratuita, a todos os alunos do Ensino Básico.

No passado, a Câmara ofereceu os manuais escolares a todos os alunos do 1º, do 2º e do 3º ciclo, medida que «fazia parte do conjunto de apoios e incentivos fiscais que a autarquia disponibiliza para a sua população estudantil» e que «pretendia abranger todos os alunos, independentemente da sua condição sócio-económica».

Mas, com o lançamento do programa nacional de empréstimo dos manuais escolares, esta medida «deixou de fazer sentido».

No entanto, como o programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares «não inclui os cadernos de atividades e de fichas, nem os restantes componentes dos chamados packs pedagógicos, a autarquia pretende dar continuidade a este apoio, assumindo os custos dos cadernos que não estão abrangidos pelo programa do Governo».

«Mais do que nunca este apoio faz sentido, considerando toda a envolvência social e comunitária que a população está a viver. O acesso à educação e à igualdade de oportunidade continua a ser uma prioridade deste Executivo Municipal. Por isso, mais do que nunca esta ajuda às famílias faz todo o sentido», ilustra Rui André, presidente da Câmara de Monchique.

Além dos manuais, a autarquia monchiquense irá prestar outro tipo de apoios aos alunos e suas famílias, nomeadamente «os transportes escolares em todo o concelho e para todos os níveis de ensino, isenções e mensalidades reduzidas na creche municipal, bem como bolsas de estudo para os estudantes universitários, em média 50 por ano letivo».

«Numa altura em que se prepara o início de um novo ano letivo que, a atender pelas circunstâncias em que se irá realizar, vai obrigar a alterações significativas na forma de organização e funcionamento das escolas e também de todos os serviços afetos como os transportes, o Município de Monchique encontra-se a trabalhar em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Monchique de forma a dar todas as condições técnicas, físicas e sobretudo de segurança para que as atividades letivas possam decorrer com a normalidade possível em contexto de pandemia, caso se mantenham as regras em vigor determinadas pela Direção Geral de Saúde – DGS», concluiu a Câmara.

Comentários

pub