Migrantes no Algarve discutidos em reunião de Eduardo Cabrita com ministro marroquino

Na reunião foi realçada a necessidade de manter e intensificar a cooperação na prevenção e combate à migração irregular

Foto de Arquivo

A chegada ao Algarve, nos últimos meses, de migrantes marroquinos foi um dos temas discutidos, esta quarta-feira, 5 de Junho, numa reunião por video-conferência entre Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, e Abdelouafi Laftit.

De acordo com o Ministério da Administração Interna, nesta reunião, foi sublinhada «a necessidade de manter e intensificar a cooperação no domínio da prevenção e combate à migração irregular e ao tráfico de seres humanos, tanto no plano bilateral – através de uma articulação reforçada entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o seu homólogo marroquino – como no quadro das relações entre Marrocos e a União Europeia».

Eduardo Cabrita discutiu ainda com o ministro do Interior marroquino a «a importância e o interesse mútuo na conclusão das negociações que estão a decorrer para um acordo de migração legal entre Portugal e Marrocos».

Eduardo Cabrita

Entre os temas abordados na reunião esteve também a atualização, já em curso, do acordo do Proteção Civil entre os dois países, «instrumento que se tem revelado da maior importância, nomeadamente no domínio da assistência mútua em situações de emergência, incluindo o combate aos incêndios rurais e a formação dos operacionais», acrescenta o MAI.

Foi igualmente discutido o reforço da cooperação, através de um Memorando de Entendimento, entre a Guarda Nacional Republicana e a Gendarmerie Royale.

Os dois ministros «partilharam ainda as experiências no âmbito das medidas de combate à Covid-19 e manifestaram vontade em retomar, assim que possível, as ligações aéreas diretas entre Portugal e Marrocos».

Eduardo Cabrita convidou também o seu homólogo marroquino a visitar Portugal «assim que as circunstâncias o permitirem».

 



Comentários

pub