Mês de Julho de 2020 foi o mais quente dos últimos 90 anos

Regiões do Baixo Alentejo e do Algarve estão sob seca moderada, pontualmente severa

O mês de Julho passado foi o mais quente dos últimos 90 anos, desde 1931, com o valor médio da temperatura máxima do ar a atingir os 33,34ºC, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o boletim mensal do IPMA, Julho foi um mês «extremamente quente» em Portugal continental, tendo contribuído para que os sete primeiros meses deste ano (Janeiro a Julho) fossem os mais quentes desde 1931, com a temperatura média a atingir os 15,96ºC (+1,51ºC do que o normal).

O IPMA acrescenta que em Julho houve três ondas de calor: nos dias de 4 a 13 nas regiões do interior Norte e Centro, de 9 a 18 nas regiões do interior Norte, Centro e Sul, e de 25 a 31 no interior Norte.

O relatório diz também que os valores da temperatura do ar em Julho foram quase sempre superiores ao normal, com a máxima a ultrapassar, em média, os 35ºC nos dias 5 a 7, 16 e 17, e a mínima a chegar perto dos 20ºC no dia 17.

 

No final do mês, aumentou a área do território continental em seca, com as regiões do Baixo Alentejo e do Algarve a ficarem sob seca moderada, pontualmente severa.

Comparativamente ao final de Junho, houve no fim de Julho uma «diminuição significativa» da percentagem de água no solo, com os valores a serem inferiores a 20% nas regiões Nordeste, Vale do Tejo, Baixo Alentejo e Algarve.

A quantidade média de chuva no mês passado correspondeu a 30% do valor normal.

Apesar destes indicadores, a maioria do território de Portugal continental estava em Julho em seca fraca (71,4%). No restante, estava em seca moderada (19,9%), normal (8,4%) e severa (0,3%).

No mês passado, verificaram-se ainda «condições de instabilidade atmosférica» em alguns locais do Centro e Sul do território, que originaram a ocorrência de aguaceiros, que foram localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub