Marcelo Rebelo de Sousa visita centro histórico de Silves, entre selfies e conversas com turistas

Num ano normal, Silves estaria agora a vibrar com a Feira Medieval

 

Nunca Miguel Velez, figura ligada ao desenvolvimento local e durante muitos anos uma das almas da associação In Loco, pensou que o seu 68º aniversário teria direito à presença do Presidente da República. Mas foi o que aconteceu ao fim da tarde deste domingo, em Silves.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou a cidade, começando pelo Castelo – onde experimentou a realidade virtual da nova Rota da Laranja – e depois desceu pelas ruas do centro histórico até às margens do Rio Arade, tendo a presidente da Câmara Rosa Palma como guia.

Logo um pouco abaixo do castelo, na esplanada do Café Inglês, um dos espaços de restauração mais emblemáticos de Silves, o Presidente meteu conversa com um grupo que estava numa mesa, precisamente a do aniversário de Miguel Velez, que ali estava com a família e amigos e até ofereceu uma cerveja fresca a Marcelo Rebelo de Sousa.

Para registar o momento, o próprio Presidente pegou no telemóvel de uma das pessoas da família e tirou uma selfie, para a posteridade. «Isto é muito fixe!», dizia uma das crianças do grupo.

Pela rua da Sé abaixo, depois de já a ter subido desde a Câmara Municipal, o Chefe de Estado foi sendo cumprimentado por muita gente, na sua maioria portugueses. Um deles era o senhor António, emigrante em França e natural de São João da Pesqueira, que ali estava de férias com a família e uns amigos franceses. «Nunca pensei que ia ver um Presidente da República assim ao vivo», dizia ele, muito contente. A sua mulher teve mesmo direito a uma selfie presidencial.

Passada a porta da Almedina, a comitiva, que integrava vereadores de várias cores políticas, presidentes de Junta de Freguesia e outras individualidades, era aguardada por Eduardo Ramos, que entoava uma canção acompanhando-se ao alaúde, com duas bailarinas contorcendo-se ao som da música.

Mais abaixo, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa viu um grupo de estrangeiros, já de alguma idade, sentados na esplanada de um restaurante e apressou-se a ir cumprimentá-los e falar com eles. Eram escoceses, todos residentes no Algarve, nos concelhos vizinhos de Silves e Lagoa, como explicaram. E lá saíram mais umas selfies, por entre muitos sorrisos escondidos pelas máscaras.

Em direção à zona ribeirinha, sempre em passo apressado, mas parando para falar com quem o cumprimentava e nunca se negando a uma fotografia, o Chefe de Estado chegou às margens do rio Arade, na zona ribeirinha de Silves, onde o aguardava mais música – desta vez a harpa de Helena Madeira – mas também cocktails e outras bebidas onde a laranja era a rainha. Depois de já ter bebido a cerveja, lá em cima no Café Inglês, o Presidente preferiu comer uma laranja. E comentou: «Está uma maravilha! Doce, doce!».

Depois de prestar declarações aos jornalistas e de uma foto de família com os autarcas locais e as autoridades que acompanharam a visita, Marcelo Rebelo de Sousa rumou finalmente ao restaurante onde iria ter o seu oitavo jantar de trabalho com os presidentes das Câmara Municipais algarvias.

A visita a Silves, cidade que, nesta altura de Agosto, num ano normal, estaria a vibrar com a Feira Medieval, serviu precisamente para o Presidente da República mostrar o muito que, apesar de tudo, a cidade tem para oferecer aos visitantes.

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub