Mais três pessoas apanhadas a furtar alfarroba, desta vez pela GNR de Albufeira

GNR lançou operação “Campo Seguro 2020” para evitar crimes de furto nas propriedades agrícolas

Dois homens e uma mulher, com idades entre os 28 e 32 anos, foram ontem, dia 31 de Julho, detidos em flagrante pelo crime de furto de alfarroba, em Albufeira.

Os três suspeitos foram avistados pela GNR a varejar um terreno de alfarrobeiras. Ao serem abordados, «confirmaram que não conheciam o proprietário do terreno», nem tinham autorização para estarem naquele local.

Segundo a GNR, o trio já estava na posse de 594 quilos de alfarroba, com um valor estimado de 475 euros.

As três pessoas foram detidas, bem como apreendidas as alfarrobas, três varas de varejar, e o veículo utilizado para concretizar o furto.

Os  detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Albufeira.

No âmbito da operação “Campo Seguro 2020”, a GNR está, desde o dia 1 de Junho, a levar a cabo ações de sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto nas propriedades agrícolas.

Nesta altura do ano, o foco dos furtos na região do Algarve é «direcionado para a alfarroba pelo valor comercial que representa e também pela facilidade na apanha e na sua venda».

Por isso mesmo, a GNR intensificou o policiamento «com o intuito de dissuadir e reprimir a prática deste tipo de furto», tendo já sido apanhada perto de uma dezena de pessoas em toda a região.

A situação dos furtos em propriedades agrícolas é tão grave no Algarve que já motivou uma reunião entre a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, representantes das forças de segurança, da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, associações representativas dos produtores agrícolas, mas também Autoridade Tributária e Aduaneira.

Várias medidas, algumas delas inovadoras, foram decididas, como o Sul Informação deu conta aqui.

 

 



Comentários

pub