Já ouviu falar da festa da gastronomia em movimento “Arrebita Portugal”? Arranca em Portimão

O circuito dinâmico de gastronomia por espaços pouco habituais do centro da cidade visa «voltar a fazer pulsar o coração da cidade»

Os chefs não terão como palco a cozinha, mas sim alguns dos mais icónicos espaços comerciais da cidade. A comida será servida pelos próprios cozinheiros nos estabelecimentos comerciais existentes no percurso: sapatarias, lojas de roupa, tabacarias, óticas e joalharias. Cada chef tem a cargo a criação de um prato doce ou salgado, entre os 5 e os 8 euros, para degustar on the go, utilizando na sua confeção produtos locais e da época.

Este é o modelo original da primeira edição do Arrebita Portugal, evento que pretende levar o melhor da gastronomia nacional a vários pontos do país, e que arranca em Portimão, entre 21 e 23 de Agosto.

Durante três dias, 15 chefs, entre jovens cozinheiros em ascensão e nomes já consolidados do panorama nacional, confecionam pratos de street food inspirados nas tradições da região algarvia e na cozinha do mundo, recorrendo para isso aos melhores produtos locais.

De forma a cumprir o plano de contingência definido pela Direção-Geral da Saúde, o Arrebita Portugal tem lugar ao ar livre no centro da cidade e com circuitos de sentido único, de forma a evitar a aglomeração de pessoas, realizando-se na Praça da República e nas ruas do Comércio e Vasco da Gama, entre as 19h00 e as 23h00, altura em que ocorrerá a última entrada no recinto.

 

Os objetivos deste evento são estimular a economia e o comércio locais, dinamizar as cidades e incentivar o turismo nacional.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Amuse Bouche, a que o Município de Portimão se associa, «numa ação reativa ao atual momento de incerteza, decorrente da pandemia de Covid-19, que pretende evitar o colapso da atividade económica através da criatividade em movimento».

O circuito dinâmico de gastronomia por espaços pouco habituais do centro da cidade visa «voltar a fazer pulsar o coração da cidade». Fora das horas do evento a circulação nas ruas abrangidas mantém-se inalterada.

Nos três dias desta primeira edição do Arrebita Portugal, estão previstos cerca de 8 mil visitantes, que serão apoiados no percurso definido por três dezenas de voluntários.

 

 


Comentários

pub