Investigadora do Algarve ajuda a «clarificar mitos» sobre a mineração no mar

Nélia Mestre é investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da UAlg

A investigadora Nélia Mestre, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve, está a «ajudar a clarificar mitos e a explicar conceitos errados sobre o mar profundo», nomeadamente ao nível da extração mineral.

A cientista do centro de investigação algarvio integra uma equipa de investigadores que publicou um artigo na revista Trends in Ecology and Evolution focado na mineração subaquática e nos seus impactos.

Segundo Nélia Mestre, «a exploração de minerais no mar profundo implica a escavação e/ou remoção e transporte de minério que se encontra a grandes profundidades, por exemplo entre quatro a cinco quilómetros, até aos navios industriais que processam o minério à superfície e voltam a libertar as águas resultantes desse processamento e lavagem para o mar profundo”.

«Um dos conceitos utilizados incorretamente é a ideia de que a escala do impacto em habitats de profundidade será muito inferior à escala das minas existentes em terra, e por essa razão, a área afetada é considerada irrelevante», acrescentou.

No entanto, explica, «isto não é correto, porque embora a extração mineral possa ser localizada numa área relativamente pequena, os impactos ecotoxicológicos que venham a ser criados pelo processo de extração mineira podem alastrar dezenas a centenas de quilómetros na coluna de água».

O artigo publicado pela equipa de investigadores, que pode ser lido na íntegra aqui, conclui que «as lacunas no conhecimento científico são ainda demasiadas para se poder estimar os reais impactos da mineração no mar profundo».

Por isso, para a investigadora «é importante alertar para a existência destes conceitos errados e clarificá-los, para que os decisores políticos possam tomar decisões cientificamente bem fundamentadas ou para que pelo menos saibam quais as lacunas existentes».

Na sua opinião, «uma boa avaliação dos impactos ambientais pode permitir que estes sejam minimizados, garantindo uma melhor qualidade do meio ambiente».

«As conclusões agora publicadas podem ser de potencial interesse para decisores políticos, incluindo a International Seabed Authority (ISA), outros investigadores, Organizações Não Governamentais, e também para o público em geral», ilustrou, por seu lado,a Universidade do Algarve.

 



Comentários

pub