Idosos da serra de Castro Marim recebem sensibilização sobre ondas de calor

Sensibilizar os idosos para os cuidados a ter com o sol, com direito à oferta de um kit solar

A equipa do CLDS 4G Castro Marim (Com) Vida já está a dar os primeiros passos no terreno, percorrendo os montes da serra castromarinense. O objetivo é sensibilizar os idosos para os cuidados a ter com o sol, com direito à oferta de um kit solar.

Durante o mês de Agosto, já é possível encontrar a equipa CLDS4G da Odiana a intervir diretamente in situ e com a população.

O mote são ações de sensibilização com duplo objetivo: por um lado, informar e sensibilizar sobre os cuidados a ter com a exposição solar na 3ª idade; por outro lado, quebrar o isolamento dos idosos, agravado pela pandemia de Covid-19.

A calendarização desta ação é feita em concordância com o circuito da Unidade Móvel de Saúde castromarinense e decorre às segundas, terças e sextas-feiras, de modo a evitar receio ou sentimentos de insegurança por parte dos seniores.

Trata-se da primeira ação do CLDS 4G no terreno, junto de uma população fragilizada. Na visita, todos os idosos recebem um kit de sensibilização constituído por um chapéu de palha, um leque, uma amostra de protetor solar e um folheto.

São feitas ainda recomendações específicas abordando a desidratação, a alimentação e vestuário adequados e a importância da proteção solar.

Esta ação de sensibilização contou com o apoio, através de amostras de protetor solar, da Farmácia Carrilho, em Vila Real de Santo António, da Farmácia Internacional, em Monte Gordo, da Farmácia Avenida, em Altura, e da Farmácia Cacela, em Vila Nova de Cacela.

A «Ação de Informação e Sensibilização para Cuidados a ter com a Exposição Solar na 3ª Idade» enquadra-se na Atividade 7 «Sénior Informado e em Segurança», e é uma iniciativa do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Este novo projeto pretende contribuir para minimizar a exclusão social dos grupos de maior fragilidade social, nomeadamente crianças, jovens e suas famílias, idosos e pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

 

 

 


Comentários

pub