Henrique Sá Pessoa é um dos 30 chefs que vão “arrebitar” Portimão

Evento vai contar com chefs de renome e talentos emergentes, que servirão street food em modo grab & go 

Festival em Itália no qual o Arrebita Portimão se inspira – Foto: Paulo Barata

O chef com duas estrelas Michelin Henrique Sá Pessoa é um dos 30 chefes de cozinha que vão participar no Arrebita Portimão, uma festa da gastronomia com entrada gratuita que decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de Agosto, em lojas do centro de Portimão.

Ao longo de três dias, esta iniciativa promovida pela Amuse Bouche, com o apoio da Câmara de Portimão, vai procurar estimular a economia, o comércio e o turismo locais.

«Entre nomes consagrados e jovens promessas da gastronomia nacional, os cozinheiros têm como desafio servir a mais deliciosa e criativa street food em modo grab & go (com pratos entre os 5 e os 8 euros), utilizando o melhor produto português e, sempre que possível, algarvio», descreve a Câmara de Portimão.

Quanto às iguarias não serão servidas num restaurante, «mas sim em lojas localizadas no centro de Portimão, sendo que nos dias do festival os espaços aderentes estarão abertos no seu horário habitual, estendendo a hora de fecho até às 23h30».

Esta festa da gastronomia trará a Portimão «alguns dos mais talentosos jovens chefs portugueses, como Pedro Abril (Chapitô à Mesa, Lisboa), Vítor Adão (Plano, Lisboa), Bernardo Agrela (East Mambo, Lisboa), Filipe Ramalho (Basilii, Torre de Palma Wine Hotel, Monforte), Diogo Noronha (ex-Pesca, Lisboa), Carlos Teixeira (Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz), Tiago de Lima Cruz (ex-Taberna Sal Grosso), Mateus Freire (Faz Frio, Lisboa) e Manuel Lino (Audaz Gastropub, Lisboa)».

 

Festival em Itália no qual o Arrebita Portimão se inspira – Foto: Paulo Barata

 

«Angélica Salvador (IN Diferente, Porto), Natalie Castro (Isco, Lisboa), Marcella Ghirelli (Comida Independente, Lisboa) e Leonor Godinho (Musa da Bica, Lisboa) representam o talento no feminino, enquanto Tiago Bonito (Largo do Paço, Casa da Calçada, Amarante) e Rui Silvestre (Vistas, Cacela) completam o grupo dos chefs reconhecidos com estrela Michelin», acrescenta a Câmara de Portimão.

Também há espaço para os chefs algarvios, ou a trabalhar no Algarve, nomeadamente Rui Sequeira (Alameda, Faro), Emídio Freire (Faina, Portimão), Francisco Barbosa (The Elska Kitchen, Aljezur), João Marreiros (Loki, Portimão), Leandro Araújo (Cafezique, Loulé), Marco Morais (F, Portimão) e Hagmitt Almeida (Polvo & Companhia, Santa Luzia).

«A este cartaz juntam-se ainda nomes sonantes como os de André Lança Cordeiro (Essencial, Lisboa), Filipe Rodrigues (Taberna do Mar, Lisboa), Hugo Brito (Boi-Cavalo, Lisboa), Luís Gaspar (Sala de Corte), Moisés Franco (Zazah, Lisboa), Napoleão Valente (Pabe, Lisboa), Maurício Vale (Soi, Lisboa) e Vítor Hugo (ex-Peixola, Lisboa)», remata a autarquia.

Apesar da entrada ser gratuita,a lotação do recinto é limitada a «40 pessoas em permanência em cada uma das ruas».

«A degustação dos pratos deverá, por isso, ser feita fora do recinto, de forma a permitir que todos os presentes consigam provar os pratos criados pelos chefs, merecendo referência o facto de a Amuse Buche garantir a realização do teste à Covid-19 a todos os chefs e pessoal auxiliar, com o objetivo de salvaguardar a proteção de todos os participantes, bem como da população local e dos visitantes do Arrebita Portimão», concluiu a Câmara de Portimão.

O evento em Portimão marcará  o arranque do Arrebita Portugal, «evento que pretende levar o melhor da gastronomia nacional a vários pontos do país».

 

 

 



Comentários

pub