Há 15 surtos no Algarve e outros tantos no Alentejo

Na resposta ao Sul Informação, a coordenadora Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados revelou que não há qualquer caso ativo em lares do Algarve

O Algarve e o Alentejo contam com 15 surtos de Covid-19 cada, revelou Rui Portugal, o subdiretor-geral da Saúde, na conferência de imprensa de balanço da situação epidemiológica desta sexta-feira, em resposta a uma pergunta feita pelo Sul Informação, um dos órgãos de comunicação social que interveio na sessão.

Segundo Rui Portugal, os surtos existentes nas duas regiões, bem como a larga maioria dos 178 que existem em Portugal Continental, estão «a ter resolução».

«É interessante perceber – e fica aqui o apelo – que os surtos têm, neste momento, uma base, sobretudo, de cariz familiar», disse.

Ou seja, o principal foco de infeção são «os encontros das famílias».

O  subdiretor-geral da Saúde apela para que as pessoas «percebam que se estiverem em núcleos diferentes, pode haver risco de contágio entre diferentes núcleos da mesma família», pedindo especial atenção «aos mais novos e aos seus comportamentos».

Ou seja, em tempo de férias para muitos portugueses, a transmissão laboral não tem um peso tão elevado, sendo o maior risco associado «a ajuntamentos de caráter social».

A vontade de participar neste tipo de eventos «é transversal a todas as idades» e «é isto que está a acontecer neste momento no Algarve, em particular», pelo que todo o cuidado é pouco.

Purificação Gandra, coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, salientou, por seu lado, que «ao dia de hoje, não temos nenhum lar com casos positivos de Covid-19 no Algarve», pelo que a região «está de parabéns».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub