Festa da Espiga está na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Meia-final decorreu em Salir, com transmissão em direto na RTP

A Festa da Espiga, de Salir, está na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular, depois de ter sido uma das vencedoras da meia-final disputada este domingo, 24 de Agosto…em Salir. 

Esta gala, que teve transmissão em diretor na RTP1 e foi emitida a partir da vila de Salir, no interior do concelho de Loulé, apurou a Festa da Espiga como uma das 7 finalistas.

«Este será certamente um momento que ficará na história da freguesia de Salir. Foi com grande satisfação e um enorme orgulho, associado à grande responsabilidade de receber uma das meias -finais deste concurso em Salir, que aceitámos o honroso convite do presidente das 7 Maravilhas e da RTP», diz Deodato João, presidente da Junta de Freguesia de Salir.

«Isto é serviço público. Para nós é muito importante, termos assim a oportunidade de promover a nossa freguesia, o concelho de Loulé e o interior do Algarve, um interior repleto de História, cultura, gastronomia, artesanato, de paisagens deslumbrantes e gentes únicas no seu bem receber», acrescenta.

Para Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas, a meia final «expressou bem o sentimento de orgulho nacional patente em todos os candidatos a concurso», demonstrando «a força da cultura popular portuguesa, sobretudo num palco como a vila de Salir, que acolheu esta meia-final, no coração de um Algarve muito turístico, mas que soube preservar e sabe disfrutar das suas tradições mais populares».

A Festa da Espiga, cuja candidatura às 7 Maravilhas tem como padrinho Reinaldo Teixeira, realiza-se no dia da espiga e é «uma celebração cujas origens são atribuídas a prática pagã dos tempos celtas e romanos e também à celebração cristã da Festa da Ascensão», explica a Junta de Freguesia de Salir.

«Nesse dia as pessoas iam ao campo e compunham o seu ramo da espiga, que ficava pendurado atrás da porta de casa até ao ano seguinte, quando era substituído por outro ramo, simbolizando a prosperidade e sorte para as colheitas».

Concebida nos idos anos 60, pelo salirense José Viegas Gregório, esta Festa ganhou uma dimensão regional, tornando-se um cartaz turístico do interior, recebendo milhares de visitantes que aqui se deslocam para apreciar o cortejo etnográfico, o artesanato, a gastronomia, o folclore, a poesia popular e toda a animação musical.

Aos 7 finalistas conhecidos este domingo vão-se juntar os outros sete que irão ser apurados no dia 30 de Agosto, na segunda meia-final a realizar-se em Torres Novas.

A final, por sua vez, realiza-se a 5 de Setembro, em Bragança, e será transmitida pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

 

Finalistas conhecidos na gala de ontem em Salir:

Braga – Festas de São João de Braga – Braga

Castelo Branco – Criptojudaísmo de Belmonte – Belmonte

Faro – Festa da Espiga – Salir

Guarda – Festa da Transumância e dos pastores– Seia

Lisboa – Colete Encarnado – Vila Franca de Xira

Lisboa – Santo António, Festas de Lisboa– Lisboa

Madeira – Bailinho da Madeira – Calheta

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub