Faro lança livro com receitas frescas para idosos

Livro pode ser levantado no Departamento de Desenvolvimento Social e Educação

A Câmara de Faro lançou um livro de receitas de cozinha, elaborado pelo Gabinete de Apoio ao Idoso da autarquia, com o apoio da Provectus e do projeto Prato Certo (In Loco), intitulado “Culinária Fresca para Seniores”.

«Conscientes de que a alimentação dos menos jovens é uma preocupação, ainda para mais com a chegada das altas temperaturas, o Gabinete de Apoio ao Idoso criou este projeto que apresenta sugestões e propostas de alimentação que incluem, por exemplo, a necessidade de ingerir água», explica o Município de Faro.

Para aumentar o seu consumo, neste livro, «são sugeridas dezenas de receitas para tornar o verão mais fresco e saudável para todos, como por exemplo, águas aromatizadas, entre outras».

Este livro já foi enviado por correio para cerca de 250 idosos do concelho, que estiveram em contacto com o Departamento de Desenvolvimento Social e Educação da autarquia, nos últimos dois anos.

Os idosos do concelho que não receberem o livro, podem solicitá-lo naquele serviço, localizado na Praça José Afonso, nº 1.

A Câmara de Faro recorda que, devido à pandemia, foi forçada a interromper o “Programa Faro Sénior” e as várias atividades presenciais que promovia junto dos mais idosos.

No entanto, «o Gabinete de Apoio ao Idoso procurou respostas alternativas para contornar o facto de não poder estar próximos fisicamente dos seniores e assim ajudar a resolver os seus problemas».

Durante o período de confinamento, prossegue a autarquia, «foram contactados os idosos que já se tinham relacionado com os serviços em ocasiões anteriores e encaminhadas para apoio alimentar ou outros tipos de apoio todas as situações que o justificavam. Foram ainda instalados equipamentos de teleassistência e atribuídas dezenas de cartões que permitem obter medicação de forma gratuita. São também acompanhados semanalmente, via telefone, os idosos mais sozinhos e foi iniciado o envio de jogos e atividades para casa destes munícipes com o objetivo de se manterem intelectualmente ativos».

Com estas iniciativas, o Gabinete de Apoio ao Idoso do Município «procura combater a solidão e a estimular a promoção de uma vida com mais saúde (física e mental) entre a população mais idosa do concelho».

 



Comentários

pub