Dia do Município de Albufeira vai ser comemorado com homenagens, música, barcos e aviões

Eventos serão transmitidos na Internet

As comemorações do Dia do Município de Albufeira, que se assinalam a 20 de Agosto, vão ser diferentes, este ano. Para substituir os momentos de animação e fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores, a Câmara «preparou várias iniciativas que poderão ser acompanhadas com toda a segurança» com transmissão nas redes sociais.

O programa protocolar mantém-se, mas em formato adaptado à nova realidade, voltando a contar com a Cerimónia de Imposição de Insígnias a Funcionários do Município.

O dia 20 de Agosto assinala a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I e segundo a autarquia «é um dia que se reveste de enorme peso institucional».

O programa arranca com o tradicional hastear da bandeira, às 9h30, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, com a presença dos membros do executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes de entidades militares, civis e religiosas.

A cerimónia volta a contar com o toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e com a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Este ano, a autarquia volta a realizar a sessão solene de atribuição de medalhas de bons serviços municipais aos funcionários com mais de 15, 25 e 35 anos de serviço, nos graus bronze, prata e ouro. Este momento vai decorrer no Auditório Municipal, a partir das 10h00, «e cumprirá todas as regras de segurança atualmente em vigor», realça a Câmara Municipal.

Já o programa de animação «junta este ano um conjunto de iniciativas que poderão ser seguidas das mais diversas formas. Desde logo, estando nas praias do concelho, participando em mais um “Convívio Nautico”, ou em qualquer lugar, através das transmissões online».

A partir das 17h00, arranca a última sessão do festival Albufeira Summer Live. O evento transmitido online que aconteceu nos meses de Julho e Agosto, juntando a música às paisagens deslumbrantes do concelho. Nesta última edição, o cartaz e os cenários prometem ser ainda mais surpreendentes.

A emissão terá início às 17h00, com a atuação de Dj China, feat. Gil Abrantes Sax & Marco Semedo. Logo de seguida, às 18h30 atua Nuno Lopes, atual protagonista da série “White Lines” da Netflix, que se apresenta como DJ para dar corpo a um dos seus muitos talentos.

Os espetáculos vão acontecer em pleno mar de Albufeira, a bordo das embarcações do Yacht Day.
 

 
Esta é a sétima edição deste encontro náutico que é já o maior do país, juntando empresas marítimo turísticas e proprietários de embarcações instaladas na região.

O encontro das embarcações acontece também às 17h00 em frente à Praia dos Pescadores e conta com a transmissão de todas as atuações musicais através da frequência FM 100.1.

O Albufeira Summer Live terminará com a atuação dos The Gift, «uma das melhores bandas portuguesas que conta já com 25 anos de carreira, a partir de uma localização secreta», adianta a Câmara Municipal.

O Albufeira Summer Live é uma iniciativa do Município de Albufeira «que visa a promoção do concelho através da transmissão online de um conjunto de atuações artísticas a partir de locais emblemáticos».

As edições anteriores foram transmitidas a partir do Restaurante A Ruína, Hotel Jupiter Albufeira, Castelo de Paderne, Pedras Amarelas, Adega do Cantor e Spot Beach Bar.

Todas as atuações e respetivos resumos podem ser revistos no YouTube aqui e aqui. São parceiros, a Rádio Comercial, RTA – Região de Turismo do Algarve e APAL – Agência de Promoção de Albufeira.

As surpresas deste dia, acrescenta a Câmara de Albufeira «vão também acontecer nos céus da cidade com a iniciativa “Albufeira Esta é a Praia” a concluir nesta data, um ciclo de espetáculos protagonizados por aviões de acrobacia aérea sincronizada, ao som de algumas das melhores bandas portuguesas».

O “Albufeira Esta é a Praia” é criado e produzido pela Tavolanostra Eventos Globais, os mesmos produtores do Albufeira Carpe Nox, que iluminou os céus de Albufeira na passagem de ano.

Os espetáculos têm acontecido em diferentes praias, sem aviso e sem hora marcada, e «fundem-se com o universo da praia e do verão, e sobretudo com as emoções e as memórias das pessoas. É também uma forma original para agradecer a todos os que escolheram as praias de Albufeira neste verão».

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, realça que «esta é uma forma diferente de comemorarmos o Dia do Município de Albufeira, com conteúdos que respeitam as normas existentes, mas não deixando de cumprir vários objetivos: desde logo o de homenagear os nossos concidadãos que têm servido a causa pública, e com eles todos os albufeirenses, mas também o de promover iniciativas que valorizam Albufeira e as suas paisagens, e o de dar razões a quem nos escolheu para passar os seus tempos de lazer, para que o continue a fazer no futuro».

Onde pode assistir à transmissão dos eventos?
https://www.facebook.com/albufeira.pt/
https://www.facebook.com/AlbufeiraSummerLive/
https://www.facebook.com/visitalbufeira.pt/
https://www.facebook.com/VisitAlgarve/
https://www.facebook.com/RadioComercial/
https://www.youtube.com/user/albufeiraPT
https://www.youtube.com/user/AlbufeiraSummerLive
http://www.cm-albufeira.pt/
https://radiocomercial.iol.pt/

 



Comentários

pub