Corte das laranjeiras no Largo da Sé onde vão acontecer “Noites F” foi «coincidência»

Glocal Faro diz que o corte de árvores é «inaceitável»

Foto: Bárbara Caetano|Sul Informação

Seis laranjeiras foram arrancadas no Largo da Sé, em Faro, onde vão decorrer, a partir de hoje, os concertos das “Noites F”. O grupo de cidadãos Glocal Faro considera «inaceitável» que as árvores, com décadas, tenham sido arrancadas «para servir um espetáculo que vai durar meia dúzia de dias», mas Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, garante que o evento e o polémico corte das laranjeiras não estão relacionados.

Isabel Beja, membro do Glocal Faro e também do movimento “Pelas Árvores de Faro”, em declarações ao Sul Informação, considera esta como «uma situação inaceitável para qualquer cidadão minimamente informado sobre o que se passa no mundo, tendo em conta desafios como o das alterações climáticas».

A cidadã diz que este corte de laranjeiras, no largo onde vão decorrer as “Noites F”, «não tem explicação lógica. As árvores não representam um perigo para o público. Não se compreende que venham arrancar laranjeiras, para servir um espetáculo que vai acontecer durante meia dúzia de dias».

Largo da Sé com as seis laranjeiras – Foto: Martyna Mazurek|Sul Informação (arquivo)

 

Segundo Isabel Beja, o Glocal Faro já tentou contactar «várias vezes» a Câmara de Faro sobre o corte das laranjeiras, «mas não tivemos resposta da autarquia». Ainda assim, garante, «não vamos deixar passar isto em branco. Serão «tomadas medidas, nomeadamente em reunião de Câmara, e serão feitas ações apropriadas para terminar com este tipo de atitudes».

Também Cristina Grilo, vereadora socialista, critica este corte de árvores, uma vez que «já tem havido outros espetáculos na cidade velha e nunca houve necessidade de cortar as árvores. Não vejo qual a necessidade de o fazer. Há arquitetos paisagistas na Câmara, há chefias com essa formação e não percebo a insensibilidade».

Rogério Bacalhau, por seu lado, garantiu ao Sul Informação que as «laranjeiras estavam em mau estado. Foram retiradas e, quando for possível, hão-de ser repostas».

 

 

Questionado pelo nosso jornal sobre se o corte das árvores estava relacionado com a realização das “Noites F”, o autarca diz que «não foi propriamente por isso. Eu tinha pedido que fosse feita uma intervenção no largo, com a limpeza das laranjeiras, que estavam cheias de lenhos secos e foram retiradas nesse âmbito».

Ou seja, reforça o autarca, foi «uma coincidência».

O Sul Informação constatou no local, esta manhã, que nas “ilhas” onde estavam plantadas as árvores não tinham sido colocadas, até ao momento, cadeiras para o público.

Em esclarecimento enviado esta tarde ao Sul Informação, a Câmara de Faro garantiu que as árvores não foram cortadas e que estão em tratamento, para que possam voltar ao espaço público.

 

 

Fotos: Bárbara Caetano|Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub