Cerro do Bufo já tem Observatório de Aves

Esta é a segunda ação de requalificação que a Odiana leva a cabo no espaço de um ano

O Cerro do Bufo, na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, já tem um Observatório de Aves. A iniciativa foi da associação Odiana, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Esta é a segunda ação de requalificação que a Odiana leva a cabo no espaço de um ano na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Depois do Percurso do Sapal de Venta Moinhos, em 2019, foi agora a vez do “Cerro do Bufo”, um dos trilhos mais privilegiados para a observação das aves aquáticas e que atrai muitos birdwatchers.

Esta intervenção contemplou a substituição de totens direcionais, a colocação de dois painéis, uma mesa interpretativa e, por último, a instalação de um observatório «que proporciona excelentes condições de observação da avifauna», diz a Odiana.

Além da requalificação, o objetivo desta intervenção foi também conciliar a mobilidade das pessoas com a integração e valorização do meio natural, bem como a descoberta da natureza e da sensibilização ambiental.

O Percurso do Cerro do Bufo é linear, podendo ser feito a pé ou de bicicleta, com uma distância de cerca de 10,5  quilómetros (ida e volta) e de dificuldade média. Podem observar-se aqui as salinas industriais, os sapais e esteiro da Carrasqueira e as culturas agrícolas.

É um percurso de excelência para o birdwatching, sendo que, entre as espécies de aves mais assíduas, se encontram flamingo, garça-real, cegonha-branca, perna-longa, pato-real e alfaiate.

Esta ação é uma iniciativa da Associação Odiana, através do seu projeto Valagua, levada a cabo com a direta colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e com o apoio dos Municípios de Alcoutim e Castro Marim.

O projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos habitats no Baixo Guadiana transfronteiriço – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER a 75%.

Comentários

pub