Centro de Meios Aéreos de Monchique à espera do Tribunal de Contas

Obra vai custar 1,5 milhões de euros e tem financiamento europeu

Foto de Arquivo

A construção de um novo Centro de Meios Aéreos e Proteção Civil, em Monchique, está prometida há vários anos, mas parece estar agora mais perto do que nunca. A empreitada foi aprovada em Reunião de Câmara, a 4 de Agosto, e o autarca Rui André espera lançar o concurso público para a sua construção até final deste ano. Para isso, falta o “sim” do Tribunal de Contas.

Em declarações ao Sul Infomação, Rui André lembra que houve um «processo longo para aquisição do terreno», no Semedeiro, e «houve a elaboração do projeto. Agora estamos prontos para avançar com a construção de um heliporto moderno e eficaz e retirar o heliporto atual do centro da vila, que é provisório há décadas».

Ainda assim, «falta o visto do Tribunal de Contas», mas Rui André tem a esperança de poder lançar o concurso para a obra «até final do ano».
 

 
A obra vai custar cerca de 1,5 milhões de euros e está integrada numa candidatura INTERREG – Centro Ibérico para a Investigação e Luta Contra os Incêndios Florestais – Portugal/Espanha.

O Centro de Meios Aéreos e Proteção Civil também será complementado com uma Unidade de Formação da Escola de Bombeiros, algo que está protocolado desde 2013, e terá a capacidade para o alojamento e pernoita de militares e outros, assim como poderá ser utilizado para acolher pessoas e bens em situação de catástrofe ou incêndio.
 

 
A construção de um Centro de de Meios Aéreos e Proteção Civil em Monchique foi anunciada em 2011 pelo presidente da Câmara Rui André.

O tempo passou, a obra não arrancou e a oposição do PS, volvidos 6 anos, em Agosto de 2017, acusou o autarca de ter apresentado um «projeto virtual».

Na altura, Rui André garantiu ao Sul Informação que a autarquia já tinha adquirido o terreno e que havia projeto.

2020 poderá ser o ano do lançamento do concurso público.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub